Atreve-se a fazer rafting no Círculo Polar Ártico? Descubra o potencial das regiões mais a Norte da Noruega
Apesar de não serem os destinos turísticos mais procurados, os locais mais a norte da Europa continental podem surpreender-nos. Fique a saber mais sobre esta alternativa para as suas férias de Verão.

No verão, os portugueses (e grande parte dos europeus) têm tendência para procurar destinos balneares. Estas localizações são procuradas por amantes de Sol, calor e praia, que pretendem descansar no meio de (bastante) confusão. Contudo, nem só de Sol vive a atividade turística. É cada vez mais comum a procura de alternativas que passam por locais improváveis, até há poucos anos.
Um deles fica no Norte da Noruega, perto de uma das cidades mais a Norte da Europa: a cidade de Alta. Nesta área costeira da Noruega, a paisagem é marcada pelos fiordes que recortam a linha de costa e também pelas ilhas e recifes que fazem desta região uma das mais bonitas do Ártico.
Características e atividades
Esta cidade encontra-se a cerca de 70º a Norte da linha imaginária do Equador, sendo que no inverno do hemisfério Norte, é noite quase na totalidade das 24 horas do dia. O contrário acontece no pico de verão (de junho a setembro), onde é possível caminhar sob o Sol da meia-noite. Esta região é a expressão do Ártico no seu melhor.
As águas cristalinas acolhem populações de botos, golfinhos e baleias, para além da possibilidade de pescar uma iguaria local: o caranguejo-real. Para além disso, o povo indígena “Sami” dedica-se ao pastoreio de renas nas tundras geladas. Seja a pescar, a caminhar, a ouvir o crepitar de uma fogueira ou mesmo a observar as auroras boreais e as estrelas, a ligação com a natureza é extremamente forte.

Para além do património paisagístico há ainda a forte história natural. No museu da cidade há petróglifos datados do final da Idade da Pedra, em parte classificados como Património Mundial da UNESCO. Estas gravuras, com mais de 7000 anos, retratam caçadores, pescadores, renas e alces, uma marca do rico passado desta região.
Alojamentos e aventuras ao ar livre
Os noruegueses são tipicamente amantes da natureza. Para estes nórdicos, abraçar a natureza e os elementos é uma tradição que se deve cumprir independentemente do estado do tempo. Assim, uma das aventuras sugeridas é o packrafting. Associada à caminhada, os participantes carregam pequenos barcos de borracha que servem para explorar os cursos de água que encontram pelo caminho.

A bacia do rio Alta (que dá nome à cidade) é mesmo considerada a localização ideal para quem está a iniciar-se no rafting, permitindo que os praticantes saiam da civilização e mergulhem no melhor que a natureza selvagem do Ártico tem para oferecer.
A cidade de Alta é servida por um aeroporto, que está a cerca de duas horas de voo da capital, Oslo. Será esta a melhor forma de se dirigir a este paraíso isolado. A cerca de 20 minutos de Alta (17 km) é possível encontrar alojamento a um preço razoável, que oferece todas a comodidades.
Este alojamento organiza passeios com a atividade de rafting para iniciantes incluída, dando a possibilidade aos participantes para apreciarem as florestas de coníferas, os cumes com neve, a multiplicidade de animais selvagens e o azul do rio Alta, rico em salmão.