Atenção: Mau tempo em Portugal prolonga-se nos próximos dias
O mau tempo permanecerá em território nacional nos próximos dias. A maioria dos distritos do País estarão sob alerta laranja. Prevê-se que as ondas atinjam até 5,5 metros de altura e haverá descida considerável das temperaturas.
No início deste novo ano, estava prevista uma tempestade de aviso vermelho que chegaria hoje a Portugal. Contudo, algumas alterações no estado de tempo fizeram reduzir ligeiramente o estado de alerta, passando agora vários distritos do país a estar sob aviso laranja, devido principalmente à agitação marítima. Segundo o IPMA, não há, para já, qualquer previsão de aviso vermelho para os próximos dias.
Apesar disso, Portugal não estará ainda livre de poder vir a sofrer influências de eventuais tempestades, como as várias que têm vindo a assolar alguns países europeus neste primeiros dias de 2018.
A rebentação das ondas será forte e a ondulação vai oscilar entre os 2,5 e os 3,5 metros de altura no dia de hoje, sendo que o cenário vai piorar ligeiramente estando previstas ondas entre os 3,5 e os 5,5 metros de altura para as horas posteriores, sobretudo a partir de amanhã, na costa ocidental. Contudo, na costa Sul não há motivos de grande preocupação uma vez que as ondas atingirão no máximo 1,5 metros de altura até ao final de sábado.
É contudo muito importante salientar que as ondas de noroeste, em distritos como o Porto e Aveiro ou mais a Sul, em Lisboa, poderão mesmo chegar aos 6 metros de altura. Entre as 18h de amanhã e as 6h de domingo, será prudente não estar próximo ao mar. Em geral, um pouco por todo o território Continental, estarão previstos largos períodos de céu muito nublado. Os ventos e a precipitação são também elementos meteorológicos a ter em atenção devido à frequência e intensidade com que se vão fazer sentir. Ocorrerá também uma radical descida das temperaturas nos próximos dias.
A precipitação terá períodos de chuva forte, principalmente hoje, passando gradualmente a aguaceiros, principalmente nas regiões Norte e Centro de Portugal Continental. No dia de amanhã está previsto um ligeiro abrandamento na intensidade da chuva, sendo contudo previsto que, no litoral oeste haja alguns aguaceiros. Ainda assim, tome em atenção a mais que provável ocorrência de granizo a acompanhar as chuvas bem como a queda de neve a partir dos 1400 metros de altitude. A partir dos 800 metros de altitude nas regiões norte e centro já será possível presenciar a queda de neve.
Durante o dia de sábado, as rajadas de vento na costa litoral oeste atingirão velocidades situadas entre os 30 e os 40 km/h sendo que em períodos mais críticos poderão chegar aos 60km/h. Nas terras altas os ventos serão moderados a fortes atingindo velocidades de entre os 70 e os 90 km/h. As temperaturas vão descer acentuadamente entre sexta e sábado.
A mínima estará situada entre os 10 ºC e os 15 ºC, atingindo mesmo valores abaixo dos 0 ºC nas terras altas do Norte e Centro do país durante a madrugada de sábado. A temperatura máxima também vai registar uma descida sendo que na generalidade do território as temperaturas não serão superiores a 13 ºC. Ainda assim, no nordeste transmontano e também na Beira Alta os valores de máxima – 6 ºC serão consideravelmente baixos comparativamente ao resto do território continental.
Se pretender sair de casa, vista-se apropriadamente tendo em conta que a descida de temperatura é radical. Agasalhe-se, proteja-se da chuva e evite ficar exposto ao frio durante largos períodos de tempo nos próximos dias. Para mais informações, consulte aqui o comunicado meteorológico do IPMA.