Atenção: até ao fim de 2024, não viaje mais para fora do país. Descubra o motivo

Chega de aventuras por agora? Está na hora de conhecer com calma o nosso país — e pode fazê-lo sem grandes preocupações. Portugal está no Top 15 dos países mais seguros do mundo para viajar.

Portugal
Curioso? Saiba tudo. Foto: Unsplash

Depois de descobrirmos que Portugal está entre os países com algumas das cidades europeias com melhor qualidade do ar, e que até tem a segunda cidade mais barata da Europa para visitar, chegaram outras boas notícias.

O nosso país acaba de conquistar mais um motivo de orgulho para o currículo: foi eleito o 15.º país mais seguro do mundo para onde viajar em 2024.

Se quer aproveitar os últimos meses do ano com calma e tranquilidade, sem pensar em todos os riscos que uma viagem acarreta, o melhor mesmo é optar por descobrir Portugal. Acredite: vai ter, certamente, muitas surpresas.

Razões para conhecer o reino do fado e da saudade não faltam, e todos podem comprová-lo. Não temos dúvidas de que, de norte a sul, passando pelas ilhas, é um país cheio de encanto — um destino, diríamos, imperdível.

Independentemente de já ter feito ou não muitas escapadinhas por aí, não faltarão novos sítios para explorar. De cascatas incríveis a aldeias históricas e recatadas, praias sossegadas e quase desconhecidas, são inúmeros os recantos que continuam a ser locais secretos ou pouco conhecidos.

Portugal foi classificado como o 15.º país mais seguro do Mundo e o 12.º da Europa para viajar em 2024

Sabemos que, no momento de escolher o próximo destino a conhecer, a segurança é um dos critérios a ter em conta para essa decisão. A boa notícia é que, a probabilidade de eleger um país europeu com uma sensação de segurança positiva é algo elevada.

Segundo o ranking da 'HelloSafe', uma plataforma conhecida por comparar produtos financeiros, o continente europeu é considerado o menos perigoso do mundo, com os seus países a ocuparem 30 lugares do top 50 desta lista.

A segurança de um país e a sensação de segurança são frequentemente critérios essenciais para os viajantes internacionais. Com base numa série de indicadores confiáveis, a HelloSafe publicou pela primeira vez o seu Índice de Segurança em Viagens. Classificado numa escala de 100, o índice atribui 100 aos países menos seguros e 0 aos mais seguros, proporcionando uma visão clara da situação de segurança em cada país”, lê-se na publicação da ‘Hello Safe’.

E se já não nos faltavam razões para amar o nosso país, agora temos mais uma — ou melhor, milhões, entre praias douradas, cidades históricas e paisagens naturais de tirar o fôlego. É que, segundo o mesmo estudo, Portugal foi classificado como o 15.º país mais seguro do mundo para viajar em 2024 e o 12.º a nível europeu.

Este destaque no ranking de segurança é um feito e tanto. Afinal, quem não quer viajar para um lugar onde dá para relaxar de verdade? Portugal conseguiu esta classificação porque investe em segurança e tem uma reputação forte de hospitalidade. Aqui, os visitantes podem passear à vontade por bairros antigos e charmosos, descobrir as vistas deslumbrantes de cada miradouro e provar a nossa culinária incrível. Tudo com a confiança de que está num país que se preocupa com a sua tranquilidade.

E claro, a segurança não é só para os turistas: a 'HelloSafe' avalia fatores como taxas de criminalidade, estabilidade política e qualidade dos serviços de saúde, o que também reflete uma boa qualidade de vida para quem vive por aqui.

Praia da Carriagem, Aljezur
Há muito para descobrir. Foto: Unsplash

“O Índice HelloSafe foi projetado para avaliar a segurança geral dos países em todo o mundo por meio de uma análise aprofundada baseada num conjunto de 35 critérios agrupados em cinco categorias principais, com dados extraídos de fontes de referência oficiais, em particular várias agências da ONU (PNUD, OMS, UNODC, UNHCR, UNSD, FAO), o Banco Mundial e vários órgãos de pesquisa internacionais (IEP, EIU, IMDC, SIPRI, IISS, UCDP)”, explicam.

“Esses critérios abrangem vários aspetos da segurança, desde riscos ambientais até aspetos sociais e políticos, incluindo o envolvimento em conflitos armados e a qualidade das infraestruturas de saúde.” No fim da análise, quanto menos pontos um país tiver, mais seguro é. Na Europa, por exemplo, Portugal ocupa o 12.º lugar com um total de 25,01 pontos.

Islândia, Singapura e Dinamarca são os 3 países mais seguros do mundo para viajar em 2024

De acordo com os dados compilados neste índice, a Islândia é atualmente o país mais seguro do mundo. Com uma pontuação de 18,23 pontos em 100, situa-se à frente de Singapura (19,99 pontos) e da Dinamarca (20,05 pontos).

Islândia
Islândia é o país mais seguro do mundo. Foto: Unsplash

Ao mesmo tempo, 12 dos 15 países mais seguros do mundo estão na Europa, incluindo a Suécia (5.º país mais seguro do mundo com um índice de 20,51 pontos). O Butão (22,98 pontos) e o Qatar (23,33 pontos) também figuram entre os 15 primeiros, o que os torna destinos muito seguros para os viajantes.

Ainda assim, a plataforma destaca a fraca classificação da França. Com 36 pontos, o país europeu ficou no 80.º lugar mundial, uma posição justificada pela ameaça terrorista que ainda se verifica.

As Filipinas, a Colômbia e o México surgem como os 3 países menos seguros do mundo em 2024

Entre os 15 países menos seguros do mundo, há muitas zonas de conflito, tanto antigas quanto novas, que são frequentemente combinadas com altos riscos naturais. As Filipinas encabeçam a lista com um índice de 82,32 em 100, seguida pela Colômbia (79,21 pontos) e pelo México (78,42 pontos).

Estes são considerados os três países menos seguros do mundo em 2024, sendo que os dois países da América Latina ocupam o top três de países mais perigosos. Os mais seguros do continente, por outro lado, são o Paraguai e o Uruguai.