Asteroide gigante passará perto da Terra na próxima sexta-feira
A NASA afirma que um asteroide gigante conhecido como Asteroide 7335 (1989 JA) passará perto do planeta Terra já na reta final desta semana, mais concretamente na próxima sexta-feira, dia 27. Saiba mais aqui!
A agência espacial norte-americana (NASA) estima que este asteroide gigante tenha cerca de 1800 metros. A rocha espacial tem quatro vezes o tamanho do Empire State Building e mais do dobro do tamanho do Burj Khalifa, no Dubai, o edifício mais alto do mundo, de acordo com a UPI. Este asteroide, batizado como 1989 JA, ou 7335, é o maior asteroide que irá voar perto da Terra neste ano de 2022. Viajará a 76 mil km/h, ou 20 vezes mais rápido do que uma bala, informou a Live Science.
Este asteroide encontra-se listado no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA. O 1989 JA aproximar-se-á o suficiente da Terra para ser considerado potencialmente perigoso e para ser visto com binóculos. No entanto, não é motivo para preocupações, pois o asteroide irá passar pela Terra a cerca de 4 milhões de km de distância.
Asteroide 1989 JA
De acordo com a Mashable, este asteroide orbita o Sol a cada 861 dias. Como resultado, o asteroide orbita a Terra em intervalos irregulares. Segundo o Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, o último encontro mais próximo com este corpo celestial ocorreu em 1949, a 5.5 milhões de km.
Apesar de haver muitos pedregulhos a caminho da Terra, o asteroide 7335 destacou-se pelo seu tamanho e distância e pela classificação da NASA, como uma categoria do tipo Apollo e uma rocha espacial "possivelmente perigosa".
Com isto, a passagem está perigosamente próxima em termos de dicionário espacial e de medição. No entanto, não estão previstos impactos de asteroides na Terra, nem de outros objetos cósmicos.
Deve preocupar-se com o asteroide 1989 JA?
Segundo a Inverse, o asteroide 1989 JA deverá passar pela Terra em segurança no seu caminho em redor do Sol. Este é apenas um dos vários asteroides próximos da Terra (NEA) que a NASA e outras agências têm monitorizado.
Como parte de programas de proteção planetária, a NASA e outras organizações e observatórios observam continuamente os NEA's (Near-Earth asteroids) ou em português "Asteroide próximo da Terra", sendo que a NASA está também a desenvolver uma missão para desviar asteroides, caso detete algum que poderia colidir com a Terra.