Asteroide 2022 NX1, a nova "mini-lua" que veio à Terra e ficou
O planeta Terra tem uma nova "mini-lua". O que são mini-luas e como surgem? Esta parece que veio para ficar, mas constitui algum perigo para nós? Saiba mais aqui!

As mini-luas estão de volta e a Terra já tem uma, que parece que está aqui para ficar. Uma "mini-lua", que também pode ser conhecida como um objeto capturado pelo tempo, é uma rocha espacial que fica presa na órbita da Terra durante vários meses ou anos, antes de voltar a ser disparada para o distante sistema solar, ou a arder na atmosfera do nosso planeta, segundo relatos da Live Science.
Esta nova mini-lua não é nada mais, nada menos que o asteroide 2022 NX1, que chegou à órbita do nosso planeta, mas que pode acabar por se chocar com ele.
A deteção
No estudo, publicado na revista Astronomy & Astrophysics, os cientistas discutem duas hipóteses: se vêem este asteroide como um objeto feito pelo Homem ou como detritos da própria Lua. 2022NX1 foi descoberto em meados do ano passado e tem sido investigado por cientistas amadores na Namíbia e outros no observatório de La Palma.
Além disso, 2022 NX1 orbita o Sol no que é conhecido como uma órbita em ferradura, que é quando as órbitas de dois objetos se entrelaçam e, do ponto de vista de cada objeto, o movimento parece desenhar uma ferradura no espaço.
Já em 2020, os astrónomos do Observatório Steward da Universidade do Arizona acreditavam ter descoberto um segundo satélite natural temporário da Terra.
A minimoon will accompany Earth for decades to come. Asteroid 2022 NX1, between 5 and 15 m in diameter, has temporarily joined the annual journey that our planet makes around the Sun, according to observations made with the Gran Telescopio Canarias. 1/
— Girl In Space (@ExploreCosmos_) February 15, 2023
https://t.co/xuqGJ4JMtY pic.twitter.com/anelTQrZue
Apesar de os astrónomos suspeitarem na altura que havia pelo menos uma mini-lua em redor da Terra num determinado momento, estes pequenos satélites raramente são descobertos, provavelmente devido ao seu tamanho relativamente pequeno.
Até agora, apenas uma mini-lua confirmada tinha sido detetada: um asteroide de 0,9 metros chamado RH120 2006, que orbitou a Terra durante 18 meses entre 2006 e 2007.
Os investigadores afirmam que o asteroide 2022 NX1 poderá colidir com o nosso planeta no futuro, pois as órbitas dos dois podem coincidir. Contudo, este asteroide é pequeno, com medidas compreendidas entre os 5 e os 15 metros, pelo que não deverá causar estragos significativos.