As ruas de Catania, na Sicília, inundadas
Ontem à tarde as ruas da cidade de Catania, na Sicília, tornaram-se rios. Registaram-se cerca de 50 litros por metro quadrado numa hora e o esgoto não conseguiu aguentar a avalanche de água e lama.
Ontem à tarde, uma tempestade muito forte afetou a cidade de Catania e parte da sua província, na ilha italiana da Sicília. A chuva torrencial deixou cerca de 50 litros por metro quadrado em menos de uma hora e o esgoto não pôde conter a avalanche de água e lama. A Via Etnea, uma das avenidas mais movimentadas de Catania, tornou-se um verdadeiro rio que arrastava o mobiliário urbano à sua passagem.
Os bombeiros tiveram que fazer dezenas de intervenções para repôr a normalidade, apesar dos vários alertas decretados pelos órgãos oficiais. É a segunda tempestade severa que cai em menos de 48 horas, e também veio acompanhada de fortes rajadas de vento e granizo. "Catania foi afetada por dois fenómenos meteorológicos de alcance excecional e imprevisível", assumiu ontem o presidente da câmara, Salvo Pogliese.
Esta manhã continuou a chover na Sicília. Especificamente, na província de Catania poderá ter caído mais de 200 l/m2 a partir do meio-dia de ontem, de acordo com os dados que o nosso portal italiano providenciou, Ilmeteo. Nas próximas horas, tempestades severas vão suceder-se em várias áreas de Itália.