As ruas de Barcelona transformadas em rios
Esta manhã uma tempestade muito forte sobrevoou a cidade de Barcelona, deixando granizo e cerca de 50 litros por metro quadrado em meia hora. O resultado? Ruas como rios.
Esta manhã uma tempestade muito forte afetou Barcelona e a sua periferia, especialmente a área mais a sul da cidade. Alguns observatórios acumulam cerca de 100 litros por metro quadrado desde a meia-noite, como o situado na Plaça Sants que soma 91,8 l/m2 ou o Can Bruixa com pouco mais de 81 l/m2 (Meteoclimatic). A chuva torrencial de há umas horas atrás acabou por inundar as ruas. A água entrou no metro e na escola Bosc, em Montjuïc, onde as escadas de acesso pareciam cascatas.
De acordo com o radar da AEMET, o cúmulonimbo entrou a partir do mar, com uma altura próxima aos 12 quilómetros por volta das nove horas da manhã. Pouco depois, o Serviço Meteorológico da Catalunha (Meteocat) relatou a chuva torrencial da cidade condal nas redes sociais, que chegou a atingir 48,4 l/m2 em meia hora. De acordo com o Meteocat, na área da Universidade, caíram 3,1 l/m2 em um minuto.
Todo o litoral e pré-litoral da Catalunha conta com avisos da AEMET: laranjas em Barcelona e Girona com a possibilidade de chuvas de 50 l/m2 numa hora e amarelos no resto. Ao início da noite, as chuvas e tempestades serão generalizadas em território catalão, e serão fortes ou muito fortes novamente.