As orquídeas de sua casa florescem todo o ano? Saiba como fazê-lo com ingredientes comuns na cozinha

As orquídeas são plantas muito apreciadas pelos portugueses, apesar de não darem flor durante todo o ano. Mas isso pode mudar, utilizando pequenos truques. Fique a saber tudo sobre este assunto, connosco!

Orquídeas
Existem inúmeras espécies de orquídeas a embelezar as casas e os jardins dos portugueses, fazendo desta planta uma das mais vendidas nas lojas de flores.

As orquídeas são plantas que embelezam as casas de milhares de portugueses. São escolhidas pela beleza das suas flores, que acabam por ornamentar o espaço onde se inserem, mas também pela sua durabilidade: uma orquídea bem tratada pode viver até 20 anos.

Existem várias "formas de fertilizar as orquídeas, com resultados surpreendentes, e mais uma vez através da utilização de lixo orgânico comum (...)"

Especialistas britânicos indicam que estas plantas devem estar à janela, ser regadas com regularidade e, para além disso, o solo onde estão plantadas deve ser enriquecido com fertilizantes naturais. O local da casa onde está localizada planta parece ter bastante influência na sua saúde. Aparentemente, janelas viradas a Nascente ou a Norte potenciam a beleza da floração das orquídeas.

Haverá, contudo, uma forma de fazer florescer as orquídeas o ano todo? Aparentemente… sim!

Fertilização é (quase) tudo

Para além da rega e da nebulização regulares, muitas das espécies de orquídeas requerem um solo próprio para florescerem, diferente do que é utilizado na maioria das plantas domésticas. Na parte da rega, também é recomendada a utilização de água da chuva ou fervida, em vez da água da torneira. Uma outra estratégia para potenciar a durabilidade da orquídea passa pela limpeza cuidadosa das suas flores.

Regar as suas plantas com água de casca de ovo, para além de ser uma prática sustentável, traria vários benefícios para as manter em bom estado.

Contudo, a adição de um fertilizante natural parece ser a chave para o sucesso e para uma floração quase permanente. O segredo está na utilização de cascas de ovos (3), que devem ser preparadas (cozinhas em lume brando durante 5 minutos) para depois serem colocadas num saco de plástico transparente (com um zip-lock, por exemplo) e serem esmagadas de forma a ficaram em pedaços o mais pequenos possível.

Casca de ovo
As cascas dos ovos são um lixo muito comum nas casas portuguesas, podendo ser aproveitadas para fertilizar algumas plantas, com destaque para as orquídeas.

Esta pasta de casca de ovo deve ser hidratada, durante pelo menos 4 horas, num recipiente fechado. Após este período, separam-se as cascas do ovo do líquido e este fica pronto para ser nebulizado em toda a estrutura da orquídea, à exceção das suas flores, ou até para ser aplicado diretamente nas suas raízes. Há ainda a opção de mergulhar a orquídea na solução obtida na preparação da casca de ovo, durante 20 minutos, de forma a obter as mais bonitas flores, durante todo o ano.

Lixo para flores de luxo

Outra das formas de fertilizar as orquídeas, com resultados surpreendentes, e mais uma vez através da utilização de lixo orgânico comum, gira à volta da utilização das cascas de banana. Especialistas na área, que utilizaram esta técnica em orquídeas que só floresciam duas a três vezes por ano, viram resultados impressionantes.

A banana, pacoba ou pacova é o fruto da bananeira, uma planta da família Musaceae. Originárias do sudeste asiático são atualmente cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta, em cerca de 130 países. Em Portugal, cultivam-se nos arquipélagos da Madeira e Açores, estando nestes territórios em processo de classificação com Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Com este fertilizante, as orquídeas florescem em intervalos regulares, várias vezes ao ano, principalmente devido à forte concentração de potássio nesta fruta. Este nutriente ajuda as plantas no seu crescimento, tornando as raízes mais saudáveis e as flores mais fortes e duradouras. Outros nutrientes, como nitrogénio, magnésio e fósforo são igualmente importantes.

Arroz
A água proveniente da lavagem do arroz também pode ser utilizada como fertilizante, após um período de fermentação.

A água de lavar o arroz é também um potente fertilizante, que pode ajudar as suas orquídeas a florescerem de forma mais regular e deslumbrante. A própria água da cozedura do arroz também pode ser utilizada. Depois de fermentar durante uma semana, num espaço reservado, fresco e afastado da luz solar, dilua esta solução em água fervida ou da chuva e regue ou pulverize as orquídeas.

Uma vez a cada duas semanas durante o crescimento e uma vez a cada quatro semanas numa planta adulta pode significar uma planta mais saudável, uma casa ou um jardim mais bonito e um aproveitamento de algo que nunca serviria para nada.