As misteriosas e raras esculturas de areia do Erg Chebbi, em Marrocos
Um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional, ISS, tirou esta fotografia enquanto orbitava sobre o Norte de África e observou algumas estruturas raras conhecidas em Marrocos.
A imagem mostra um campo de dunas conhecido como Erg Chebbi, situado no sudeste de Marrocos, perto da fronteira com a Argélia e a nordeste da cordilheira do Pequeno Atlas. Este erg, uma grande área arenosa coberta de dunas, situa-se na região noroeste do deserto do Saara. O deserto do Saara estende-se por pouco mais de 4800 km e cobre a grande maioria do Norte de África.
Dunas e formas estranhas
As dunas formam-se quando o vento transporta e deposita areia fina, formando montes de sedimentos. As dunas nesta fotografia mostram vários lados lisos, conhecidos como faces de deslizamento, onde a areia desceu em cascata desde o topo. O lado de barlavento, localizado no lado oposto à face de deslizamento, é onde o vento sopra o material para cima. A duna continua a crescer verticalmente enquanto houver sedimentos disponíveis e o vento for suficientemente forte para os transportar para cima.
As dunas são esculpidas pelos ventos. O tipo particular de dunas com cristas multidireccionais é conhecido como dunas estreladas, também conhecidas como dunas piramidais, que podem ser encontradas no infame deserto do Saara, em África.
As grandes dunas no centro da imagem, caracterizadas por sulcos multidireccionais acentuados, são as dunas estrela. Estas são também conhecidas como dunas em pirâmide e são uma característica distintiva do Saara. A cidade de Marzouga e as comunidades vizinhas aparecem no canto inferior direito da imagem. Um grande aquífero natural sustenta os palmeirais e as culturas nesta região árida. Os campos agrícolas são as linhas alongadas visíveis no canto inferior direito da imagem.
Turismo e rendimentos
O turismo constitui uma fonte de rendimento adicional para as comunidades devido à sua proximidade das dunas do Erg Chebbi. As linhas de estradas, criadas principalmente por veículos todo-o-terreno, são visíveis na parte superior da imagem (no início deste artigo). Os campos de tendas estão localizados no lado oriental do campo de dunas, visíveis do espaço como pequenos grupos de formas retangulares de cor clara. Estes acampamentos são principalmente utilizados por turistas, embora alguns deles possam representar povoações do povo indígena Amazigh (Berbere).
A fotografia do astronauta ISS070-E-105480 foi obtida em 21 de dezembro de 2023, com uma câmara digital Nikon D5 e uma distância focal de 1200 milímetros fornecida pela NASA. A legenda é da autoria de Wilfredo García López/Jacobs-JETS II Contract da NASA-JSC.