As datas das "superluas" em 2022, quando será a próxima?

Durante este ano iremos desfrutar de três superluas e todas elas com o seu nome próprio. Três eventos astronómicos em que o nosso satélite parecerá maior do que o normal.

superlua
Este ano de 2022 haverá até três "superluas" na primavera e verão.

O ano passado foi um grande ano para os entusiastas da astronomia. Foi possível ver desde o eclipse lunar mais longo em muito tempo até uma grande quantidade de superluas. Em 2022, os eventos astronómicos não vão ficar muito atrás. Só por contemplarmos as superluas, já poderemos desfrutar de 3 noites que nos deixarão boquiabertos.

Porque ocorre o fenómeno da "superlua"?

Segundo a NASA, uma superlua ocorre quando a órbita da lua está mais próxima da Terra e está também na sua fase de plenitude. Acontece que este fenómeno é bastante subtil, pois não faz assim tanta diferença, mas para o observador avançado, há muito para ver e aprender.

Para esclarecer, o ponto mais próximo da Lua é conhecido como perigeu e está normalmente a cerca de 363.300 quilómetros da Terra. Quando este fenómeno ocorre, o nosso satélite parece mais brilhante do que o normal e ligeiramente maior. Daí o termo "super lua" ser-lhe atribuído.

E todas elas com nome!

Desde as culturas primitivas até aos dias de hoje, que nós seres humanos, temos partilhado um fascínio inevitável pelo nosso satélite. De tal forma que até dependiam dela (a Lua) para ter noção do tempo. Basicamente, eles não registavam o tempo como fazemos agora, mas atribuíam a cada uma das luas cheias uma alcunha característica para acompanhar as estações do ano.

Por esta razão, três superluas serão visíveis em 2022 e todas elas com o seu nome próprio: a de morango a 14 de junho, a do veado a 13 de julho e a do esturjão a 12 de agosto. Depois, não menos importantes, o resto das nove luas, e o mais curioso de tudo é que elas também estão nomeadas.

Ocorrerão na primavera e verão

A primeira superlua do ano é a de morango. Será a primeira das três que ainda ocorrerá na primavera. Especificamente, iremos desfrutar deste evento a 14 de junho. É conhecido por este nome porque é a época do ano em que os morangos começam a amadurecer. Na verdade, este mês marca o início da época de colheita deste fruto de verão.

Um mês mais tarde, já no verão, terá lugar a 13 de julho a superlua do veado. Esta chama-se assim porque os agricultores descobriram que é nesta época do ano que os chifres dos veados machos estão em pleno crescimento. A última do ano será a 12 de agosto. É conhecida como a superlua do esturjão porque é a melhor época do ano para os pescar.