As áreas rurais já sentem o calor da urbanização
O impacto da substituição da vegetação por asfalto estende-se muito além dos limites da cidade, revela um novo estudo. Saiba mais aqui, connosco!
Mais utilização de alcatrão é igual a mais calor. Já todos ouvimos falar acerca do efeito de “ilha de calor” urbana - em que a substituição da vegetação pelo solo impermeável leva a um maior aquecimento localizado -, mas qual é o impacto que as ilhas de calor urbanas têm nas áreas rurais em seu redor? Um novo estudo, publicado na Environmental Research Letters, mostra que o impacto da urbanização no aquecimento estende-se muito além dos limites da cidade.
Na Grã-Bretanha, 5.8% da área do território é coberta por superfícies artificiais, superando os 4.3%, em 1975. Este é um dos países mais urbanizados do mundo, contando com uma urbanização superior aos 83%.
Os dados e as conclusões do estudo
Ao utilizar medições da temperatura do ar e da velocidade do vento, os investigadores criaram um modelo estatístico para calcular o impacto do aquecimento que as cidades da Grã-Bretanha têm nas áreas adjacentes e analisaram de que forma esse processo se modificou, ao longo do tempo.
Desta forma, os autores do estudo mostraram então, que as áreas urbanas da Grã-Bretanha são responsáveis por cerca de 0.04°C do aquecimento que o país experimentou até agora. Afirmando que os últimos 40 anos de urbanização tenham elevado as taxas de aquecimento para os 3%.
As regiões com o processo de urbanização mais rápido do Reino Unido estão a sofrer com temperaturas mais altas, com taxas de aquecimento até três vezes mais elevadas, no Sudeste, por exemplo.
Mas a boa notícia é que o efeito da ilha de calor urbana pode ser diminuído, recorrendo a vários truques a nível urbano, como a pintura dos telhados de branco, de forma a refletir mais a energia solar, e a nível natural, como a plantação de mais vegetação. Para além dos métodos supracitados, existem outras estratégias, como o City Tree. Este é um equipamento que equivale a 275 árvores, serve de outdoor publicitário e tem wi-fi integrado.
Desta forma e ocupando menos espaço, poderá ser implementado no centro de grandes cidades, como já aconteceu em Oslo, Paris, Bruxelas e Hong Kong. O facto deste ser polivalente é ainda mais benéfico para quem poderá vir a usufruir da presença do mesmo.