As 7 maravilhas do mundo moderno: onde se situam cada uma delas?
Escolhidas por voto popular, as 7 últimas maravilhas do mundo moderno são um convite para explorar o nosso planeta. Eis o que são.
As Novas 7 Maravilhas do Mundo Moderno não só ganharam uma posição de destaque como destino de viagem, como também se estabeleceram como verdadeiros emblemas da criatividade humana. Num evento histórico em 2007, mais de 90 milhões de pessoas participaram numa votação global organizada pela New Open World Corporation.
Este concurso deu aos habitantes do nosso planeta a oportunidade de escolherem as 7 maravilhas que mais os cativaram de entre 21 candidatos notáveis de todo o mundo.
A lista incluía jóias arquitetónicas como a Ópera de Sydney na Austrália, a icónica Estátua da Liberdade nos Estados Unidos, a majestosa Torre Eiffel em Paris, a antiga Acrópole em Atenas ou a fascinante Alhambra em Granada. No entanto, estes tesouros de renome não chegaram a fazer parte do grupo selecionado de vencedores.
As novas 7 maravilhas do mundo moderno
Finalmente, as novas 7 maravilhas do mundo moderno escolhidas por votação são as seguintes: Concorda? Já esteve em alguma delas? Aqui trazemos-lhe os pormenores de cada uma delas.
A Grande Muralha da China
Com mais de 2000 anos de história, a Grande Muralha esteve sempre ligada às dinastias mais proeminentes da China, incluindo as dinastias Qin e Ming. Esta estrutura monumental estende-se por mais de 21.000 quilómetros, passando por paisagens, selvas e desertos de cortar a respiração.
Além disso, o mito de ser uma das poucas criações humanas visíveis do céu contribuiu para a sua eleição como uma das novas maravilhas do mundo moderno.
Petra, na Jordânia
Petra é uma espetacular e impressionante cidade escavada na rocha na Jordânia. Fundada em 312 a.C., foi a capital dos nabateus árabes e tornou-se um símbolo do país asiático.
É também um destino turístico de renome, cujo prestígio tem vindo a aumentar desde a sua eleição como uma das novas maravilhas do mundo em 2007.
Machu Picchu, no Peru
Machu Picchu entrou na lista das maravilhas do mundo moderno. É uma antiga cidade inca situada na região de Cusco, no Peru.
Situada a 2430 metros acima do nível do mar, esta cidadela inclui o Inti Watana, o Templo do Sol e o Templo das Três Janelas, entre outros edifícios. Todos eles oferecem uma visão fascinante da civilização inca.
Chichén Itzá, no México
Situada na Península de Yucatán, no México, Chichen Itzá foi uma cidade maia pré-colombiana conhecida pelo seu templo principal, "El Castillo", que servia de templo ao deus Kukulkán.
Esta pirâmide única tem escadas em todos os quatro lados e a sua arquitetura é um verdadeiro testemunho da habilidade arquitetónica dos Maias.
O Taj Mahal, na Índia
Situado na cidade de Agra, no estado indiano de Uttar Pradesh, o Taj Mahal é uma maravilha funerária do século XVII. Foi encomendado pelo imperador Shah Jahan em honra da sua esposa favorita, Mumtaz Mahal.
O complexo cobre 42 acres (cerca de 17 hectares) e inclui uma mesquita, uma casa de hóspedes e belos jardins.
O Coliseu, em Roma
O Coliseu é outro membro merecedor da lista das Novas 7 Maravilhas do Mundo. Localizado na capital italiana, Roma, é um dos anfiteatros mais emblemáticos do mundo.
Construído no século I, podia acolher entre 50 000 e 80 000 espectadores e foi palco de grandes eventos e espetáculos públicos, como batalhas navais simuladas e ferozes concursos de gladiadores.
O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro
Encerramos a nossa lista das Novas 7 Maravilhas do Mundo Moderno com o majestoso Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Brasil. Trata-se de uma impressionante escultura de 30 metros de altura que representa Jesus de Nazaré e foi projetada em estilo Art Déco.
Esta obra-prima está localizada na montanha do Corcovado e é um ícone desta cidade brasileira declarada Património da Humanidade.