Árvores fantasmagóricas: cidadãos de Chicago estão a envolver árvores em rede
Cigarras de olhos vermelhos têm estado a invadir Chicago desde o passado mês de maio, obrigando os residentes a envolverem as árvores em rede para as proteger. A medida preventiva visa evitar os danos nas árvores mais jovens.
Chicago vivenciou no passado mês de maio um fenómeno único em 17 anos: o aparecimento de um ninho barulhento de cigarras de olhos vermelhos que tomou conta da cidade. Mas ao contrário do que seria de esperar, as árvores mais jovens estavam preparadas.
O comportamento das cigarras fêmeas pode ter um impacte significativo nas árvores e nas paisagens. As cigarras criam fendas nos galhos das árvores para o depósito dos ovos e podem criar danos, sobretudo nas árvores mais jovens e em galhos pequenos. Usualmente, as cigarras fêmeas usam o ovipositor para cortar os galhos abertos, criando cicatrizes que podem ter vários centímetros de comprimentos e originando, em último caso, o murchar e escurecimento das folhas nas pontas de galhos afetados.
Árvores são envolvidas em redes finas e causam fenómeno invulgar
Preocupados com os danos que estes insetos pudessem causar, os residentes de Chicago envolveram as árvores dos seus quintais em rede fina, criando um efeito fantasmagórico e invulgar por toda a cidade e subúrbios.
Esta medida preventiva deve-se ao processo de postura dos ovos pelas cigarras fêmeas. Ao depositarem centenas de ovos em ramos jovens, que demoram depois 13 ou 17 anos a eclodir, acabam por causar danos de curto prazo a algumas árvores e arbustos.
Para os botânicos, cobrir as árvores é uma estratégia inteligente. Tom Tiddens, supervisor de cuidados fitossanitários no Jardim Botânico de Chicago, esclarece que embora as cigarras não mordam ou piquem as pessoas, podem afetar árvores jovens com ramos mais finos. As fêmeas criam longas incisões nestes ramos, com um depósito de mais de 20 ovos em cada uma, podendo chegar a colocar até 600 ovos no total.
Proteção das árvores mais jovens beneficia as mesmas após desaparecimento das cigarras
Tiddens refere ainda que árvores com aproximadamente dois metros de altura ou menos, com ramos da grossura de um lápis, podem beneficiar desta proteção por algumas semanas, até que as cigarras venham a desaparecer.
Apesar da rede poder restringir ligeiramente o novo crescimento, assim que for removida, as árvores jovens deverão recuperar a sua forma normal no prazo de um a dois meses.
Enquanto a rede confere um aspeto fantasmagórico às copas das árvores, com as folhas verdes e roxas dos bordos japoneses ou olmos mal visíveis por trás do tule translúcido, a verdade é que esta medida simples protege o futuro do verde urbano de Chicago.