Armand: efeitos da primeira grande depressão deste outono em Portugal

A depressão Armand, primeira tempestade de alto impacto da temporada 2022/2023, deixará chuva abundante, vento intenso e um forte temporal marítimo até sexta-feira. Mas, no fim de semana, uma possível ciclogénese explosiva dará continuidade ao tempo instável. Consulte a previsão!

Armand, a primeira tempestade de alto impacto da temporada 2022/2023, foi hoje nomeada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) os seus primeiros impactos já foram sentidos em Portugal continental esta madrugada.

Além da chuva, por vezes forte e localmente persistente, ocorreu uma diminuição significativa da temperatura de norte a sul do país. A depressão lançará frentes sucessivas ao longo dos próximos dias, sobretudo no Norte e Centro da nossa geografia, mas todo o território será substancialmente regado e beneficiado pela água da chuva.

youtube video id=eR9d-A_mtgk

Amanhã a depressão ficará cavada (pressão mínima central ligeiramente inferior a 980 hPa), aproximando-se do Noroeste de Portugal (Minho). Em toda a faixa costeira ocidental (que abarca 10 distritos do nosso país), ocorrerá um forte temporal marítimo, com ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste e ventos fortes a muitos fortes de Sudoeste, com rajadas de até 95 km/h no litoral e nas terras altas. Choverá expressivamente no Minho e Douro Litoral e noutras regiões do Norte do país.

Na sexta-feira a depressão irá afastar-se para norte, mas, rapidamente, um novo centro de baixas pressões irá nascer a oeste de Portugal continental e da Galiza (possível ciclogénese explosiva).

Este panorama meteorológico ‘abrirá caminho’ à chegada de um rio atmosférico que atingirá todo o país, sobretudo o Centro e o Sul (a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela). Poderá cair chuva localmente forte. No fim de semana o tempo continuará fresco e tempestuoso, sob a influência da depressão cavada atlântica, com a chuva a manifestar-se em praticamente todo o território continental luso.