Ar ártico cobre a Europa de frio e neve: que efeitos terá em Portugal?
A poucos dias do início da Primavera, grande parte da Europa está envolta em temperaturas muito baixas devido a uma massa de ar ártico. Durante os próximos dias, o frio chegará à Península Ibérica. Que efeitos deixará em Portugal continental?
A uns escassos dias do início da primavera astronómica (20 de março, próximo sábado), a Europa Central está a ser invadida por um episódio do tempo puramente invernal. A descida acentuada das temperaturas provocada pela incursão de uma massa de ar ártico trouxe e vai continuar a gerar frio intenso em vários países, como a Alemanha, a Áustria, a França. Em alguns destes locais também deverá nevar. Esta massa de ar muito fria chegará também a Espanha, impondo-se a questão: que efeitos deixará em Portugal continental?
O grau de severidade deste evento invernal em Portugal vai ser consideravelmente menos marcante em relação a outros países europeus. Apesar disso, o risco associado à descida repentina das temperaturas, sobretudo das mínimas, é o aparecimento do gelo e da geada que poderão causar estragos, potencialmente irreversíveis, em espécies vegetais que já estão em plena floração ou nas culturas agrícolas que já apresentam um avançado grau de desenvolvimento.
No entanto, esta ocorrência deverá restringir-se às regiões de Trás-os-Montes e da Beira Alta, com o período mais crítico a ocorrer durante o fim de semana, quando o termómetro registar temperaturas mínimas abaixo dos 0 ºC. Ainda assim, no resto do país o vento Norte e o acentuado arrefecimento noturno vão contribuir para a sensação de frio e consequentemente para a necessidade do reforço do vestuário em períodos matinais ou noturnos.