Aprenda a plantar rosas de forma fácil, utilizando… batatas!
O regresso à rotina escolar significa o regresso de outras rotinas, nomeadamente as de jardinagem, onde se podem aplicar técnicas inovadoras. Fique a saber mais, connosco!
Passado o meio de setembro milhares de estudantes já regressam às aulas, regressando os seus Encarregados de Educação às rotinas, incluindo o cuidado aos seus jardins. Surge agora uma forma pouco comum de desenvolver um jardim de rosas, mesmo para quem não tem um quintal muito grande ou não dispõe de terra para o fazer.
Parece pouco provável, mas é possível enraizar galhos de rosa tendo como suporte, nada mais nada menos, que batatas. Este tubérculo, rico em nutrientes, também fornece humidade suficiente para que uma roseira se desenvolva e floresça de forma rápida e saudável. Isto já era passível de ser feito recorrendo a um recipiente com água, mas esta nova técnica promete revolucionar os jardins.
O porquê da batata
Quando se procede à mudança de uma planta de um vaso de menores dimensões para um de maiores, por exemplo, é sempre necessário garantir nutrientes e água nas quantidades certas e muito cuidado até que a planta ganhe raízes. A utilização de uma batata pode ser 3 vezes mais benéfica para a planta do que fazer uma muda num vaso ou num recipiente com água.
A batata é um tubérculo que tem o potencial de fornecer a quantidade certa de humidade à roseira. Assim, não há a necessidade de rega adicional, no caso de um vaso convencional, nem de adicionar água, quando se utiliza um recipiente para isso. Com a quantidade certa de humidade, não há risco de a roseira secar.
Outra vantagem da batata é que sendo rica em amido, em conjugação com outros nutrientes, fornece tudo o que é necessário para a flor se desenvolver sem recorrer a outro tipo de composto ou a fertilizantes químicos. Para além disso, a batata fornece uma proteção contra infeções bacterianas e fúngicas que tradicionalmente surgem na roseira quando a muda é feita em terra ou na água.
Etapas para o sucesso
Para garantir que uma muda feita com recurso a uma batata corra na perfeição é importante atentar em alguns aspetos. Para que uma estaca ou galho pegue é necessário que seja fresca (nunca seca ou murcha), que tenha pelo menos 15 cm e que nessa extensão tenha pelo menos 4 ou 5 nós.
Para além disso, a estaca deve ser escolhida de uma roseira saudável. O mesmo acontece com a batata: deve ser escolhida uma batata saudável, com um tamanho considerável. Se a batata for demasiado pequena pode não ser suficiente para garantir o crescimento saudável da roseira e da sua flor.
A rosa é uma das flores mais populares no mundo, sendo cultivada pelo homem desde a Antiguidade.
Numa fase final, a batata, devidamente conectada à rosa, poderá ser posta num vaso com terra. Nesse caso, deve ter-se em atenção o tamanho do vaso e o correto regime de rega. As raízes da roseira vão crescer nutridas pela batata e num espaço de 6 semanas será possível apreciar um verdadeiro milagre da natureza, que fica bem em qualquer jardim, mesmo que improvisado.