Após estes dias de chuva, eis a tendência do tempo em Portugal para a próxima semana segundo os mapas da Meteored
Depois da mudança meteorológica sentida na reta final da semana em Portugal continental, é esperada uma melhoria gradual no início da próxima, ainda que com algumas nuances. Saiba mais aqui!
Como avançamos nas últimas previsões, hoje o estado de tempo em Portugal sofre uma mudança devido a uma depressão isolada em altitude que poderá resultar em vários períodos de chuva, especialmente na região Norte do país, assim como numa descida acentuada e generalizada das temperaturas.
Contudo, no fim-de-semana é esperada uma melhoria gradual deste cenário, onde podemos contar com um aumento das temperaturas, um pouco por todo o país.
Como será o tempo no início da próxima semana?
Esta tendência de aumento, ainda que pouco significativa, manter-se-á no início da próxima semana, onde podemos esperar dias agradáveis, mas atenção às noites, pois estas serão bem frescas.
À exceção do Algarve, onde Faro poderá registar mínimas de 18 ºC, e de Lisboa, que não deve baixar dos 16 ºC, as temperaturas mínimas deverão manter-se abaixo dos 14 ºC, sendo que nos distritos do interior Norte e Centro, como Bragança e Guarda, estes valores poderão rondar os 10 ºC e os 9 ºC, respetivamente, pelo menos até quarta-feira.
Desta forma, grande parte do território registará uma anomalia térmica negativa, sendo esta mais acentuada na faixa interior. Quanto à nebulosidade, esta deverá dissipar-se ao longo do dia de segunda-feira, mas a partir de quarta-feira poderá voltar, ainda que não haja previsão de chuva.
As temperaturas vão oscilar ainda que no sul do país se mantenham mais ou menos estáveis
Segunda-feira esperam-se máximas de 30 ºC para Castelo Branco e de 29 ºC para Beja e Faro. Como tem sido tendência, as regiões Centro e Sul registam as temperaturas mais elevadas do Continente. O distrito mais frio será Viana do Castelo com uma máxima de 20 ºC.
Terça-feira será um dia soalheiro, com uma ligeira subida das temperaturas máximas a Norte e uma pequena descida a Sul. Neste dia, a máxima mais elevada deverá ser de 28 ºC para Faro, e a máxima mais baixa poderá ser registada no distrito da Guarda, onde os termómetros não deverão ultrapassar os 21 ºC.
Entre terça e quarta-feira, a nebulosidade estará de volta ao nosso território, como referimos acima, e as temperaturas voltam a oscilar, ainda que de forma pouco expressiva, denotando uma subida na região Sul, onde Faro poderá chegar aos 31 ºC.
Devido à margem de erro mais elevada para previsões a médio e longo prazo, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões, para estar a par de todas as alterações.