Anticiclone dominará o tempo em Portugal nos próximos dias e haverá uma montanha russa das temperaturas

Nos próximos dias o anticiclone irá influenciar positivamente o estado de tempo em Portugal, trazendo dias soalheiros e secos, apesar da variação das temperaturas máximas e mínimas.

O tempo anticiclónico irá manter-se na nossa geografia durante os próximos dias, proporcionando dias soalheiros, com céu geralmente limpo, apesar da diminuição generalizada das temperaturas, sentida hoje.

Desta forma, a máxima mais elevada esperada não deverá ultrapassar os 16 ºC em Faro e a máxima mais baixa deverá ser sentida na Guarda, com 6 ºC. Quanto às mínimas, estas podem ter chegado a valores negativos de -1 ºC e -2 ºC nos distritos de Bragança e Guarda.

A reta final da semana trouxe uma diminuição generalizada das temperaturas, mas estas irão oscilar nos próximos dias.

Além disso, as rajadas de vento poderão intensificar-se ao longo das próximas horas, especialmente junto à costa e em alguns locais do Alentejo e Algarve, assim como, nas regiões montanhosas do Norte e Centro do país, podendo esta tendência manter-se até ao final do dia de amanhã, sábado.

O fim de semana será soalheiro e seco, mas com alguma variação de temperaturas

Também amanhã, os valores de temperatura mínima voltam a diminuir, mas desta vez em praticamente toda a costa litoral, Beira Baixa e Alentejo, sendo que os valores mínimos mais elevados serão de 8 ºC para Faro e Viana do Castelo, seguidos de 7 ºC para Lisboa e 5 ºC para o Porto. Em contraste, os valores mínimos mais baixos serão registados nos distritos de Bragança e Guarda, com 0ºC e -2 ºC, respetivamente, ainda que Vila Real poderá registar 1 ºC de mínima.

anomalia térmica
Com o aumento generalizado dos valores de temperatura no domingo, a anomalia térmica positiva aumenta, especialmente nas regiões montanhosas do Norte e Centro.

No domingo, denotar-se-á um ligeiro aumento dos valores máximos e mínimos em praticamente todo o continente, sendo que a máxima esperada é de 19 ºC para Faro que, juntamente com Viana do Castelo, registará a mínima mais elevada do país, com 10 ºC. Guarda e Bragança continuarão a ser os distritos mais frios, com 0 ºC e 1 ºC, respetivamente.

Depois do aumento, as temperaturas voltam a cair logo no arranque da semana

No início da próxima semana, é esperada uma diminuição das temperaturas, ainda que pouco significativa, com máximas de 18 ºC para Faro, seguidas de 16 ºC para Viana do Castelo, Porto, Coimbra, Santarém e Lisboa.

Esta diminuição será mais expressiva na faixa interior, onde o distrito da Guarda não deverá ultrapassar os 8 ºC de máxima e poderá registar 1 ºC de mínima. Mais uma vez, Bragança será o distrito mais frio, a seguir à Guarda, com 11 ºC de máxima e 2 ºC de mínima.