Ano Novo a custo zero: saiba onde celebrar gratuitamente em Portugal
Adeus, Natal! Olá, 2025. Conheça as festas portuguesas onde pode passar o ano de forma gratuita (e com muita animação).
Já acabaram os presentes, as músicas de Natal, e o cheiro a fritos em casa? Apostamos que ainda tem alguma fatia de Bolo Rei ou alguma azevia há espera para serem comidos, mas, confesse lá: só consegue pensar na festa que aí vem. Com tantas prendas e comida, o orçamento até deve estar limitado, mas não se preocupe.
Em Portugal, há muitas festas gratuitas espalhadas pelo país que prometem muita animação, boa música e, claro, aquele brinde especial à meia-noite. Vamos descobrir algumas das melhores opções para festejar o Ano Novo sem abrir a carteira (ou quase).
Lisboa: música e fogo de artifício no Terreiro do Paço
Se está pela capital, o Terreiro do Paço é paragem obrigatória. Na noite de 31, a praça transforma-se num palco gigante com concertos ao vivo que variam entre grandes nomes da música portuguesa e DJs animadíssimos.
José Cid será o primeiro artista a abrir a festa. A partir das 21:30, o cantor fará um concerto que revisitará temas icónicos da carreira com quase 70 anos. “Este espetáculo especial de mais de duas horas conta com alguns convidados e até Fado”, informa o jornal ‘Expresso’.
Quando o relógio marcar meia-noite, o céu iluminar-se-á com um espetáculo de fogo de artifício que encanta miúdos e graúdos. O melhor de tudo? É completamente grátis.
A noite continua depois com a atuação de Mickael Carreira, que promete “pôr o público a dançar ou como diz a sua música: Bailando!”
Porto: a alegria da Avenida dos Aliados
No Porto, a festa acontece na emblemática Avenida dos Aliados. Aqui, a tradição é juntar amigos e desconhecidos numa celebração comunitária cheia de energia.
Este ano, será Nuno Ribeiro o primeiro a subir ao palco, às 22:00 horas. Depois da meia-noite, entra Rui Veloso, “que promete revisitar grandes temas de uma carreira com quase 45 anos”. O espetáculo conta com a participação especial do grupo Canto Nono.
A noite termina com DJ sets de Carolina Torres. Antes, claro, não podia faltar o fogo de artifício.
“À meia-noite, o tradicional espetáculo de fogo de artifício será lançado a partir do edifício dos Paços do Concelho, acompanhado de uma vertente multimédia e musical, que promete transformar o local numa experiência imersiva de luz, cor e muito ritmo”, escreve o mesmo jornal nacional.
A vista é mágica, e o preço? Zero euros.
Algarve: Ano Novo com brisa do mar em Albufeira
Para quem quer começar o ano com cheiro a maresia, Albufeira é ‘o’ destino. Considerada “a maior celebração de Fim de Ano em Portugal”, a Praia dos Pescadores enche-se de gente ao som de música ao vivo, com alguns dos melhores artistas nacionais.
E, sim, é mesmo a verdade: a celebração começa logo no dia 30, com a atuação do algarvio Dino D’Santiago. Na noite de Passagem de Ano, os Xutos & Pontapés prometem dar um “concerto único, com alinhamento exclusivo”.
Mais uma vez, a entrada é gratuita (mas aconselhamos que chegue cedo para garantir lugar).
Madeira: um espetáculo mundial
Ok, tecnicamente pode não ser totalmente gratuito chegar à Madeira, mas se já está por lá, tem acesso ao famoso espetáculo de fogo de artifício, que é considerado um dos melhores do mundo.
A baía do Funchal ilumina-se com cores e formas que o vão deixar sem palavras. Junte-se à festa nas ruas, sem gastar um cêntimo.
“A Câmara do Funchal volta a promover uma festa gratuita, no Parque de Santa Catarina, que incluirá concertos de Miguel Pires (We Love Portugal), dos Galáxia, do duo Sandra & Ricardo, do Buzico, encerrando com a animação do DJ Sérgio Soares até às 3:00.”
Pequenas cidades, grandes festas
De norte a sul, muitas cidades e vilas portuguesas organizam eventos gratuitos na passagem de ano.
Por exemplo, Braga costuma receber concertos e animação no centro histórico (este ano, a noite vai incluir o concerto de Fernando Daniel e a atuação dos DJ Meninos do Rio e de Wilson Honrado), enquanto Viseu e Évora apostam em festas com forte tradição local.
Já Peniche, prepara-se para "receber milhares de pessoas nas boas-vindas a 2025”. “Ao som de um concerto da BXO - Banda Xeques Orquestra, luzes e fogo de artifício fica o convite para a festa de despedida de 2024 e a melhor entrada em 2025”, escreve a organização nas redes sociais.
Dicas para um Ano Novo grátis e em grande
Em Portugal, a magia da passagem de ano não depende do tamanho da sua carteira. Basta escolher o sítio certo, levar boa disposição e brindar ao que aí vem. Afinal, as melhores coisas da vida são grátis — e celebrar o Ano Novo também pode ser uma delas.
Só não se esqueça de chegar cedo. Lugares como Lisboa e Porto enchem rápido. Garanta o seu espaço para ver os espetáculos com calma.
Sugerimos também que leve o seu brinde. Se quiser fazer o brinde da meia-noite, leve uma garrafa de espumante e uns copos de casa. Assim, poupa uns trocos.
E, claro, vá preparado para o frio. Muitas festas são ao ar livre e as últimas noites de dezembro esperam-se frescas. Vá preparado para dançar, mas sem congelar.