Análise da NASA revela que um El Niño forte pode provocar inundações adicionais este inverno

As inundações de maré alta que inundam estradas e edifícios ao longo da costa ocidental da América tendem a ser pouco frequentes fora dos anos de El Niño, mas isso poderá mudar na década de 2030.

maré viva alta
Uma maré invulgarmente alta, chamada “King Tide” (traduzido à letra - maré rei), inundou uma rampa de acesso a uma autoestrada no norte da Califórnia em janeiro de 2023. Fonte: Projeto King Tides, na Califórnia.

Uma análise efetuada pela equipa científica da NASA sobre as alterações do nível do mar revela que, se este inverno se desenvolver um forte El Niño, as cidades ao longo da costa ocidental da América poderão assistir a um aumento da frequência das inundações de maré alta, que podem inundar estradas e atingir edifícios de baixa altitude.

O El Niño é um fenómeno climático periódico caracterizado por níveis do mar mais elevados do que o normal e temperaturas oceânicas mais quentes do que a média no Pacífico equatorial.

Estas condições podem propagar-se ao longo da costa ocidental da América. O El Niño, que ainda está a desenvolver-se, pode trazer mais chuva do que o habitual para o sudoeste dos EUA e seca para países do Pacífico ocidental, como a Indonésia. Estes impactos ocorrem normalmente de janeiro a março.

Os efeitos de uma possível intensificação do El Niño

A análise da NASA conclui que um El Niño forte pode resultar em até cinco casos de um tipo de inundação chamada inundação de 10 anos neste inverno em cidades como Seattle e San Diego.

Locais como La Libertad e Baltra, no Equador, poderão registar até três destas inundações de 10 anos este inverno. Este tipo de inundações não ocorre normalmente ao longo da costa ocidental da América fora dos anos de El Niño.

Os investigadores referem que, na década de 2030, a subida dos mares e as alterações climáticas poderão fazer com que estas cidades sofram um número semelhante de inundações anuais de 10 anos, sem necessidade de El Niño.

Estou um pouco surpreendido com o facto de a análise ter concluído que estes eventos de 10 anos poderiam tornar-se comuns tão rapidamente. - Phil Thompson, oceanógrafo da Universidade do Havai e membro da equipa científica da NASA para as alterações do nível do mar, que efetuou a análise.

O que são inundações de 10 anos?

As inundações de dez anos são aquelas que têm uma hipótese em 10 de ocorrer num determinado ano. São uma medida do aumento do nível do mar a nível local: a extensão das inundações numa determinada cidade ou comunidade depende de vários fatores, incluindo a topografia da região e a localização das casas e das infraestruturas em relação ao oceano.

As inundações de dez anos podem resultar naquilo que a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) classifica como inundações moderadas, com alguma inundação de estradas e edifícios, e a possível necessidade de evacuar pessoas ou deslocar pertences para terrenos mais elevados.

A análise das inundações costeiras efetuada pela NASA revela que, na década de 2030, durante os anos de El Niño forte, as cidades da costa ocidental da América poderão registar até 10 destas inundações de 10 anos. Na década de 2050, os El Niños fortes podem resultar em até 40 ocorrências destes eventos num determinado ano.