Amanhã o IPMA ativará avisos em 8 distritos de Portugal: eis as zonas mais quentes, segundo Alfredo Graça

É oficial! As próximas 48 horas estarão sob aviso amarelo devido a tempo quente em quase metade dos distritos de Portugal continental. Saiba em que regiões fará mais calor.

Está confirmado o curto episódio de calor intenso previsto pela Meteored! O IPMA ativou aviso amarelo por tempo quente para os próximos dias em várias regiões de Portugal continental devido ao risco moderado de persistência de valores elevados da temperatura máxima.

A subida generalizada das temperaturas ocorrerá já a partir desta quarta-feira, 17 de julho, mas é para quinta, dia 18, e sexta, dia 19, que se prevê o período crítico deste breve episódio de calor intenso, altura em que a crista norte-africana terá maior influência em termos de área geográfica abrangida ao subir em latitude.

Poderá este episódio de calor intenso ser classificado como onda de calor?

Dificilmente. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), para que tal evento meteorológico seja assim classificado necessita de cumprir alguns requisitos de duração (mínimo de 6 dias) e intensidade (temperaturas máximas diárias cerca de 5 ºC ou mais acima do valor médio diário do período de referência).

Este estado do tempo soalheiro, com temperaturas elevadas e tipicamente estivais, será gerado pela combinação do anticiclone - centro de altas pressões que proporciona condições meteorológicas de grande estabilidade e céu limpo -, com uma massa de ar tropical de origem continental, muito quente e seca, proveniente do Norte de África.

Não obstante, incluída na massa de ar quente e seco estará uma 'língua' de poeiras em suspensão proveniente do Deserto do Saara, sendo expectável que estas partículas abrandem a intensidade das temperaturas diurnas, especialmente nas zonas onde se prevê uma maior concentração: Baixo Alentejo e Algarve.

tempo quente Portugal
As próximas 48 horas serão de calor intenso em várias regiões de Portugal continental. O aviso amarelo por tempo quente já está oficialmente ativo em 8 distritos do Continente.

Nordeste Transmontano, Beira Alta, Beira Baixa, Alentejo, Setúbal e Algarve: regiões mais expostas ao calor intenso

Os distritos mais afetados pelas temperaturas elevadas serão Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro. As máximas previstas oscilarão entre os 35 e 40 ºC numa grande parte das localidades destes distritos e não se exclui a possibilidade de que mais distritos sejam abarcados pela emissão de aviso amarelo por tempo quente.

Porém, no interior Norte e Centro os termómetros registarão temperaturas máximas entre os 32 e os 35 ºC, valores que ainda assim justificam alguma precaução, sobretudo para os grupos populacionais mais vulneráveis tais como idosos, grávidas e crianças.