Amanhã o calor extremo trará temperaturas até 44°C em Portugal, mas a partir de domingo as temperaturas elevadas aliviam
Episódio de calor extremo afeta Portugal Continental a partir desta sexta-feira, atingindo o "pico" amanhã, onde em alguns locais veremos os termómetros ultrapassar os 40 ºC. Domingo haverá lugar a mudança, com descida das temperaturas.
Portugal deverá conhecer ainda no dia de hoje uma subida geral e acentuada das temperaturas que fez já com que o IPMA se visse obrigado a emitir avisos meteorológicos vermelhos para três distritos, Vila Real, Bragança e Guarda devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima.
Os avisos estendem-se desde as 09:00 da manhã de sexta-feira (9) até às 18:00 de sábado, 10 de agosto. Os distritos de Castelo Branco e Viseu viram ativados avisos laranjas. Os restantes distritos à exceção de Lisboa, Leiria e Faro estão sob aviso amarelo.
Ora, esta sexta-feira (9) uma massa de ar extremamente quente deverá instalar-se sobre o território continental e fará disparar as temperaturas acima dos 40 ºC em muitos locais. Este panorama deve-se à influência de um anticiclone situado ao largo do arquipélago dos Açores e que permitirá a intrusão desta massa de ar proveniente do norte de África.
O dia será de céu pouco nublado ou limpo, ainda que com a presença de algumas nuvens em especial no litoral oeste, com vento fraco a moderado proveniente do quadrante norte. Destaque ainda para a presença residual de poeiras em suspensão e para a possibilidade de trovoadas nas regiões do interior Norte e Centro.
Fim de semana com temperaturas tórridas no sábado e maior acalmia no domingo
No sábado (10) o dia ficará marcado novamente pela presença de uma massa de ar extremamente quente, representando o “pico” deste episódio de calor extremo, com temperaturas superiores a 30 ºC em praticamente todo o território continental e a 40 ºC em muitos locais do interior Norte e Centro. Destaque para as temperaturas noturnas elevadas, que prometerão importunar o sono de muitos.
O dia será de céu pouco nublado ou limpo, com alguma nebulosidade no litoral oeste, à semelhança do dia anterior, e também no interior Norte e Centro durante a tarde, não se podendo descartar a ocorrência de trovoadas. Também o vento deverá soprar fraco a moderado.
Domingo (11) espera-se um alívio das temperaturas máximas, que poderá ser superior a 5 ºC em alguns locais. Ainda assim, as temperaturas manter-se-ão superiores a 35 ºC no interior Norte e Centro e no Alentejo. O IPMA tem ativados avisos laranjas para os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda até às 18h deste dia.
Quanto ao céu, este deverá apresentar-se pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade no litoral até meio da manhã, onde poderá ocorrer a queda de chuviscos. O vento soprará em geral fraco de vários rumos. Não se descarta a ocorrência de trovoadas localizadas a meio da tarde.
Semana começa com temperaturas mais agradáveis
Segunda-feira (12) traz consigo um ligeiro alívio nas temperaturas máximas, sobretudo nas regiões do interior Norte, ainda assim são esperados valores superiores a 35 ºC no interior Centro e Alentejo. No Minho e Douro litoral os termómetros não deverão ir além dos 25 ºC.
O céu apresentar-se-á em geral pouco nublado, com períodos de mais nebulosidade até ao meio da manhã, em especial no litoral oeste. O vento deverá soprar fraco a moderado predominando de noroeste, podendo ser por vezes forte na faixa costeira ocidental a partir da tarde, e nas terras altas.
Já na terça-feira (13) haverá lugar a nova descida das temperaturas máximas, ainda que os termómetros devam registar valores acima dos 30 ºC no interior Norte e Centro. O dia deverá ficar marcado pela presença de alguma nebulosidade nas regiões Norte e Centro até ao início da tarde. O vento deverá soprar fraco a moderado.