Amanhã haverá alívio das temperaturas, nebulosidade e chuva nalgumas regiões, mas domingo o tempo volta a mudar

Os próximos dias em Portugal serão pautados pela variabilidade do estado do tempo e pelas diferenças regionais. Sábado promete trazer de volta a chuva ao extremo noroeste do país, mas domingo o cenário volta a mudar. Conheça aqui a mais recente previsão!

Portugal conhecerá nos próximos dias uma importante variabilidade no estado do tempo, que já hoje se fez pautar em algumas regiões da geografia continental. O fim de semana trará diferentes sensações, entre chuva, nuvens, sol e calor.

Assim, esta sexta-feira (23) fica marcada pela nebulosidade nas regiões litorâneas, sobretudo no período da manhã e no final do dia, em especial a norte do Cabo Raso, que poderá ser acompanhada de precipitação fraca ou chuviscos. O vento sopra em geral fraco a moderado, mas por vezes forte nas terras altas.

No interior persistem as altas temperaturas, ainda que o calor se faça sentir com menor intensidade. Em Castelo Branco são esperados 35 ºC de temperatura máxima. Este cenário alimenta a manutenção do perigo de incêndio rural, com vários concelhos do interior Norte e Centro no patamar mais elevado.

A chegada do fim de semana trará mais novidades

O fim de semana ficará marcado por dois dias distintos. No sábado (24) a influência de uma massa de ar fresca e húmida associada a um sistema depressionário fará chegar ao território continental uma superfície frontal em dissipação que fará pintar o céu de nuvens que percorrerão praticamente toda a nossa geografia.

Essa superfície frontal fará chegar ao Minho e Douro Litoral alguma precipitação até meio da tarde, que pode ser pontualmente moderada. Já o vento soprará em geral fraco a moderado, com algumas rajadas fortes no litoral e nas terras altas. Quanto às temperaturas, conheceremos um alívio importante, mais evidente no interior Norte e Centro, ainda que se mantenham valores máximos elevados de temperatura.

Neste dia o destaque especial vai para a região autónoma da Madeira, nomeadamente para a ilha da Madeira, que deverá ver cair alguma precipitação, que tão preciosa será no combate ao grave incêndio que lavra na ilha há 10 dias. Domingo também é esperada chuva.
chuva portugal
Sábado é esperado o regresso da precipitação ao extremo norte da geografia continental.

Domingo (25) teremos um dia de sol, praticamente sem nebulosidade, à exceção de algumas nuvens altas que percorrerão sobretudo a região de Trás-os-Montes, e vento fraco a moderado em geral, proveniente de norte (nortada), que pode ser mais forte no litoral e terras altas, prometendo incomodar quem neste momento aproveita as suas férias na praia.

Neste dia há que salientar a recuperação das temperaturas máximas em praticamente toda a geografia continental. Os termómetros deverão registar valores acima dos 30 ºC em quase todo o território, à exceção das regiões do litoral, onde serão certamente mais amenas.

Semana começa com mais nuvens e subida das temperaturas

Segunda-feira (26) promete trazer de volta a nebulosidade ao território continental. Neste dia o destaque vai também para a recuperação das temperaturas, em especial das máximas no interior Norte e Centro, onde poderemos assistir a noites tropicais. São esperados 20 ºC de temperatura mínima em Portalegre.

A nortada ainda se fará sentir no litoral, onde é expectável que possa existir vento por vezes forte sobretudo até ao final da manhã, dando-se depois uma inversão para o quadrante oeste. É expectável que haja lugar à intrusão de poeiras saarianas, em especial no sotavento algarvio a partir do final da tarde.

Na terça-feira (27) haverá lugar novamente a nebulosidade, em especial no litoral a norte do Cabo Raso até meio da tarde, não sendo de descartar a ocorrência de chuva fraca ou chuviscos.

Em quase toda a geografia continental haverá lugar a alguma nebulosidade. O vento soprará de noroeste, em geral fraco a moderado. É de salientar neste dia a descida das temperaturas máximas.