Alerta: uma magnífica aldeia norueguesa está ameaçada de ser inundada por um tsunami! O que vai realmente acontecer?
Dentro de algumas décadas, mas talvez também dentro de alguns meses, a paradisíaca aldeia de Geiranger, na Noruega, poderá ser submergida por um tsunami devastador. Porquê uma tal catástrofe e como é que os habitantes se estão a preparar para ela?

Uma pequena aldeia norueguesa, Geiranger, está ameaçada por um tsunami: uma onda de 100 metros de altura pode varrer este fiorde paradisíaco se uma secção da montanha se desmoronar. A catástrofe pode acontecer dentro de algumas décadas ou de alguns meses. Como é que nos estamos a preparar para ela? Vamos descobrir juntos.
A espada de Dâmocles
Esta é a história de uma fissura, que cresceu consideravelmente desde os anos 50, na encosta íngreme de um fiorde norueguês. Embora na altura fosse possível atravessá-la, agora divide a montanha em duas, não muito longe da aldeia norueguesa de Geiranger. A fissura Akernes tem quase 70 metros de profundidade e está a avançar a um ritmo de 9,5 centímetros por ano.
Although beautiful the Geiranger fjord is at risk of an inland tsunami as the rock of Akerneset a neighbouring mountain is severely cracked pic.twitter.com/bbrcUlU8j6
— Lizzie Daly (@LizzieDalyWild) May 8, 2017
Esta verdadeira espada de Dâmocles ameaça todos os habitantes da aldeia: segundo um modelo informático, uma parte da montanha acabará por deslizar para o fiorde, um dos mais profundos da Noruega, desencadeando um tsunami gigantesco, um dos maiores da história, com ondas de 100 metros de altura, arrastando escolas, hospitais e casas situadas em locais classificados como Património Mundial da UNESCO.
Neste lugar que a UNESCO considera um dos mais belos do planeta, 10.000 habitantes estão a preparar-se para uma catástrofe que pode acontecer dentro de alguns meses ou várias décadas. Felizmente, os habitantes prepararam-se com um sistema de alerta que os avisará com antecedência para evacuarem a zona. Novas tecnologias de drenagem serão também utilizadas para estabilizar a face do penhasco, embora seja impossível determinar quando é que ele irá ruir...
A chuva como acelerador...
Em todo o mundo, as falésias rochosas estão a encher-se de água devido ao aumento da precipitação e ao degelo do permafrost: as alterações climáticas estão, por isso, a aumentar o risco de tsunamis de deslizamento de terras. Estas montanhas em mosaico acabarão por ceder quando não houver mais nada para as suportar.
#Environnement Un tsunami devrait engloutir ce paisible village norvégien
— National Geographic FR (@NatGeoFR) October 25, 2023
Dans quelques dizaines dannées, une vague de 100 mètres de haut risque dengloutir ce village idyllique. Les habitants, qui préfèrent rester sur place, se préparent à la catastrophe https://t.co/KaGTcscGHD
De acordo com Gustav Pless, geólogo do centro de monitorização de deslizamentos de terras do governo norueguês, "bastaria um mês de chuvas muito fortes para acelerar o processo". O país está também a procurar formas de impedir este tsunami mortal, como sistemas de estabilização, muito dispendiosos, mas que permitiriam evacuar a água da chuva da montanha.
Para já, embora conscientes dos riscos, muito poucos habitantes abandonaram Geiranger. A beleza eterna da aldeia é difícil de abandonar, pelo que alguns habitantes começaram a escavar desfiladeiros para se protegerem das derrocadas. Outros também construíram as suas casas à volta dos caminhos das avalanches. Antecipando a catástrofe que está para vir...