Alerta na Big Apple: o fumo do Canadá envolve Nova Iorque numa nuvem asfixiante
Os nova-iorquinos acordaram com uma visão invulgar. Pelo segundo dia consecutivo, o fumo dos incêndios canadianos cobriu a cidade com uma névoa tóxica e perturbadora. As imagens parecem de outro mundo.
Centenas de incêndios estão fora de controlo no Canadá, desde as províncias ocidentais até à Nova Escócia e ao Quebec, no leste, onde há mais de 150 incêndios ativos num início de verão particularmente intenso.
Check out this almost unbelievable time-lapse of wildfire smoke consuming the World Trade Center and the New York City skyline.
— NWS New York NY (@NWSNewYorkNY) June 7, 2023
Those vulnerable to poor air quality, including seniors and young children, should limit time outdoors if possible.
More: https://t.co/ChRuWv7X6E pic.twitter.com/mtKtLun8lN
Mas este desastre ambiental não está a afetar apenas o Canadá. Dezenas de milhões de pessoas no leste dos EUA estavam em alerta para a má qualidade do ar, à medida que o fumo dos incêndios florestais canadianos se deslocava para sul, manchando o céu de um castanho escuro e saturando o ar com partículas nocivas.
The George Washington Bridge between New York and New Jersey pic.twitter.com/F3MlxmqTCi
— BNO News (@BNONews) June 7, 2023
Alguns dos vídeos partilhados nas redes sociais mostram a mudança drástica na paisagem das grandes cidades. As câmaras em altitude mostram as mudanças nas cores do céu em apenas alguns minutos.
Lower Manhattan
— Viral News NY (@ViralNewsNYC) June 7, 2023
Air quality Alert ️
Smokes filled the air of the city #AirQuality #smoke #NYCsmokepic.twitter.com/fsiTadkk97
Na cidade de Nova Iorque, esperava-se que as condições se agravassem ainda mais na quarta-feira e as autoridades pediram aos residentes que limitassem o seu tempo ao ar livre e cancelaram as atividades das escolas públicas.
#SATELLITE SPOTLIGHT: From 22,236 miles above, @NOAA's #GOES16 captured the intense heat and massive #smoke plumes emanating from the #wildfires burning in Quebec yesterday. #AirQuality Alerts continue for many areas in the eastern U.S. due to the smoke. https://t.co/mooP0SuiV5 pic.twitter.com/iwzUFfQYkE
— NOAA Satellites - Public Affairs (@NOAASatellitePA) June 7, 2023
"As pessoas com problemas respiratórios pré-existentes, tais como problemas cardíacos ou respiratórios, bem como as crianças e os adultos mais velhos, podem ser especialmente sensíveis e devem permanecer dentro de casa nesta altura", afirmaram.