Alerta Mau Tempo: Ondas chegam aos 5 metros de altura até sábado
Mau tempo no litoral estende-se até sábado. As ondas poderão chegar até cinco metros de altura, sendo que a forte agitação marítima já provocou o encerramento de várias barras marítimas. Adote uma postura preventiva em caso de deslocação nestas áreas.
Se vive junto ao mar ou planeia deslocar-se até ao litoral, é extremamente recomendável que não o faça até sábado. Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional alertou que a partir de ontem, dia 3, o estado de tempo junto ao litoral agravou-se, havendo previsão de que assim permaneça até sábado. Se na passada terça-feira, dia 2, e em parte do dia de quarta se registaram melhorias na ondulação e agitação marítima, durante a tarde de quarta-feira as condições marítimas evoluíram negativamente.
De facto, na costa oeste portuguesa registar-se-á um extremar das condições do mar, sendo que as ondas podem chegar até aos cinco metros de altura. Ocorrerá uma forte rebentação na linha de costa que será perigosa para quem se deslocar junto à marginal e nas praias.
Nesse sentido, a Autoridade Marítima Nacional refere que não deverá realizar qualquer tipo de passeio próximo à praia e ainda vai mais longe, sugerindo o máximo de cautela aos pescadores lúdicos de pesca à cana, principalmente evitando a pesca junto a áreas de arribas que estejam a ser atingidas pela rebentação das ondas. Para evitar situações indesejáveis, a população deve adotar uma postura preventiva “não se expondo desnecessariamente ao risco” e evitando ao máximo deslocar-se até à marginal ou às praias.
Apesar disso, e apenas em caso de urgente necessidade, esteja sempre de vigia e tenha em conta que em condições extremas como esta, o mar pode perfeitamente alcançar áreas que aparentemente são seguras. Estando o mau tempo previsto até sábado, tenha em atenção que só poderá realizar passeios lúdicos ao pé da praia e nas marginais a partir do dia 7 de janeiro, próximo domingo.
Se a partir de domingo não se registarem novas alterações do estado de tempo no litoral que ponham em risco a sua vida, já pode deslocar-se sem perigo nas marginais. Até lá, esteja atento às previsões meteorológicas e tenha o máximo de cautela.
Em virtude deste agravamento do estado de tempo, a Marinha informa mesmo o encerramento de cinco barras marítimas localizadas no norte do país – Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Figueira da Foz, e ainda duas outras mais a sul – Nazaré e Cascais.
Aliás, como forma de reforço do alerta sobre a forte agitação marítima que se faz sentir em toda a costa portuguesa, o IPMA emitiu aviso amarelo para alguns distritos de Portugal Continental: Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa. O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que as atividades que dependem das condições meteorológicas representam um risco para quem as pratica.
Para mais informações, informe-se junto das autoridades competentes consultando aqui.