Alemanha, inundações dramáticas no sul: alarme nos rios Danúbio e Reno. Vídeo e situação

Inundações intermináveis na Alemanha e novo episódio de mau tempo a caminho. O Serviço Meteorológico alemão volta a alertar para chuvas contínuas nos próximos dias.

Inundações, Bavária
Muitas regiões do sul da Alemanha ainda estão debaixo de água esta segunda-feira, 3 de junho.

Situação dramática na Alemanha devido às grandes inundações nas regiões do sul. Até à data, milhares de pessoas tiveram de ser evacuadas, muitas casas estão debaixo de água e, pior ainda, infelizmente, houve vítimas. Teme-se que o número de vítimas possa aumentar nos próximos dias, à medida que a água recua.

Atualmente, as inundações nos cursos de água continuam a aumentar, especialmente nos grandes rios. Atualmente, o Danúbio está a subir acentuadamente, mas o Reno também apresenta uma forte tendência de subida e as inundações estão a alastrar-se a este rio.

As águas das cheias continuarão a subir nos principais rios pelo menos até amanhã ou quarta-feira.

Atualmente, voltou a chover no sul da Alemanha. O Serviço Meteorológico alemão prevê que continue a chover continuamente durante as próximas horas, com quantidades de cerca de 40 milímetros. Se a isto se juntarem aguaceiros fortes e trovoadas, são de esperar quantidades mais elevadas.

Em Ingolstadt e Passau, o Danúbio continua a crescer

Nos últimos dias, as fortes chuvas provocaram uma subida significativa do nível do Danúbio em Ingolstadt e Passau, na Baviera. A situação das inundações em ambas as cidades está a agravar-se e as autoridades já tomaram medidas para proteger a população e minimizar os danos.

Em Ingolstadt, o sistema de proteção contra as inundações foi ativado para proteger o centro da cidade das inundações. Numerosos voluntários estão de serviço para encher sacos de areia e colocá-los nas zonas críticas. Nas próximas horas, os níveis continuarão a subir em ambas as cidades.

No Reno, regista-se igualmente uma subida do nível das águas. Em Mainz, prevê-se que o limiar de 6 metros seja ultrapassado. O limiar crítico é superior a 6,30 metros. As previsões atuais apontam para que tal possa ocorrer ao longo do dia.

Um abrandamento muito provável a partir de quarta-feira

A chuva generalizada e contínua já cessou, pelo menos. Só se espera chuva forte hoje e amanhã no extremo sul das zonas inundadas. A partir de quarta-feira, a situação meteorológica poderá melhorar gradualmente em todo o lado. No entanto, os modelos meteorológicos para os Alpes também indicam precipitações mais intensas para o próximo fim de semana.

Estas poderão também afetar o escoamento dos rios Isar e Danúbio. No entanto, é ainda demasiado cedo para entrar em pormenores.