Aldeias e serras do Norte de Portugal cobertas de neve: veja as imagens!
A neve voltou a pintar de branco várias aldeias, localidades e montanhas do Norte de Portugal continental. O frio intenso e a precipitação em altitude contribuíram para um belíssimo espetáculo meteorológico protagonizado pelo hidrometeoro branco. Paisagem digna de inverno! Espreite as imagens!
O ar polar marítimo contido na depressão que se isolou em altitude sobre Portugal continental trouxe frio intenso, provocando uma descida acentuada e brusca da temperatura em todo o país. O ar gélido em altitude, aliado a uma suficiente quantidade de precipitação, contribuiu para a queda e acumulação de neve na manhã deste sábado, 25 de fevereiro, em várias aldeias, localidades e serras do Norte, situadas acima dos 600 metros de altitude.
Do Alto e Baixo Minho, passando pelo Alto Tâmega e até Trás-os-Montes, tais como: Castro Laboreiro e Lamas de Mouro – Melgaço, Santo António de Vale de Poldros – Monção, e Mezio – Arcos de Valdevez (Viana do Castelo); Serra da Cabreira – Vieira do Minho e Gondoriz – Terras de Bouro (Braga), Montalegre (Vila Real) e Moimenta – Vinhais (Bragança), entre muitas outras áreas. Nas próximas horas deste sábado (25) a cota subirá gradualmente nos pontos de maior altitude, restringindo-se, em grande parte, apenas à Serra da Estrela (Centro do país).
Ao circular proveniente de Norte, uma grande parte das nuvens e da precipitação sob a forma de chuva e de neve ficou retida nas montanhas e localidades das comunidades autónomas espanholas da Cantábria, Galiza e Castela e Leão devido ao efeito orográfico.
No entanto, uma pequeníssima parte, tal como tinha sido previsto pelo nosso modelo de maior confiança (ECMWF), conseguiu atravessar as mencionadas barreiras montanhosas e precipitar nas aldeias e serras do Norte do nosso país, dando origem a um belíssimo espetáculo meteorológico.