Aguaceiros fortes, trovoada e granizo em Portugal: veja as espetaculares imagens do ‘show’ protagonizado pela gota fria
As previsões lançadas pela Meteored, uma semana antes da chegada da gota fria a Portugal, cumpriram-se na perfeição. A pequena baixa isolada em altitude ainda está a meio do seu espetáculo meteorológico audiovisual, mas já deixou imagens incríveis de aguaceiros, trovoadas e granizo. Veja-as!
Desde o final da tarde e noite de quinta-feira, 6 de junho, que Portugal continental tem estado sob a influência de condições meteorológicas adversas provocadas pela aproximação vertiginosa de uma depressão com expressão em altitude - também conhecida como gota fria. E, assim, a previsão lançada na Meteored, 7 dias antes do seu acontecimento, revelou-se completamente certeira!
Começou por atormentar os Açores com grandes inundações entre domingo (2) e segunda-feira (3). Depois, circulou para sudeste rumo à Madeira, deixando tempo instável neste arquipélago na quinta-feira, dia 6 e, nesse mesmo dia e durante a jornada de hoje tem protagonizado momentos incríveis para os amantes das trovoadas em particular e para os entusiastas e profissionais da meteorologia em geral no Continente.
Como já explicámos sucessivamente nas últimas previsões lançadas na Meteored, a dinâmica meteorológica de uma gota fria é bastante complexa e o seu comportamento errático gera grande incerteza no que toca à previsão da sua intensidade e à extensão geográfica abrangida.
Deste modo, saber quando e quão afetadas serão certas zonas ou regiões torna-se muito difícil. Porém, sabia-se que as Regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alto Alentejo estariam, potencialmente entre as mais afetadas, prevendo-se o período mais crítico entre as 15:00 de hoje, dia 7, e as 21:00 de amanhã, 8 de junho.
Assim, nas últimas horas de quinta-feira, 6 de junho e nesta sexta-feira, dia 7, várias regiões de Portugal continental registaram aguaceiros, por vezes fortes e de granizo e frequentemente acompanhados de trovoadas.
As imagens e vídeos partilhadas por diversos utilizadores nas redes sociais mostram que distritos como os de Coimbra, Santarém, Lisboa, Bragança, Porto e a região do Alto Minho, entre outros locais de outras regiões - sendo isto demonstrativo da natureza caótica da trajetória descrita pelas gotas frias - viveram um deslumbrante espetáculo natural, com descargas elétricas atmosféricas intensas.
Também já há relato de inundações nalgumas zonas do país, nomeadamente no Nordeste Transmontano, em Bragança e em zonas do Alto Minho.
Tudo isto em simultâneo com poeiras saarianas em suspensão que esbranquiçaram o céu e com uma massa de ar tropical continental, muito quente e seca que gerou tempo quente e abafado.
Porém, à medida que o ar frio associado à depressão com expressão em altitude for avançando (algo previsto para sábado, 8 de junho), as temperaturas descerão acentuadamente. Para saber mais sobre meteorologia, não hesite em consultar a previsão do tempo em Portugal para os próximos dias aqui.