Água potável europeia em risco: “Substâncias químicas eternas" ameaçam a saúde pública

Um tema preocupante paira sobre a água potável da Europa. Uma investigação recente da PAN Europe revelou a presença de substâncias químicas eternas em amostras de água potável, tanto engarrafada como da rede pública, em 11 países da União Europeia (UE).

Substâncias Químicas Eternas Água
A presença de substâncias químicas eternas em amostras de água potável em 11 países gera alarme entre as ONGA.

As PFAS, também conhecidas por substâncias químicas eternas, são utilizadas em diversos produtos do dia-a-dia, como cosméticos, frigideiras antiaderentes e extintores. Altamente resistentes à degradação, podendo persistir no ambiente durante séculos, levanta preocupações sérias para a saúde humana e o ambiente.

Estas substâncias constituem uma vasta família de substâncias químicas sintéticas utilizadas, desde os anos de 1940, em vários produtos e processos industriais. Trata-se de compostos persistentes, ou seja, que não se degradam com facilidade. A título de exemplo, no ano de 2023, um mapa publicado no Le Monde identificava mais de 17000 locais na Europa contaminados por estas substâncias. Agora surge um estudo que demonstra a sua presença em água potável em 11 países da UE.

Impactes na saúde humana: PAN Europe em alerta máximo

O estudo da Rede Europeia de Ação contra Pesticidas (PAN Europe) detetou agora a presença de ácido trifluoroacético (TFA), um subproduto da degradação de PFAS, com quantidades preocupantes em várias amostras. Apesar dos riscos potenciais para a saúde humana, incluindo malformações congénitas, o conhecimento sobre os impactes do TFA na saúde humana é ainda muito limitado.

Uma decisão anterior de classificar o TFA como "não relevante" no âmbito dos regulamentos de pesticidas da UE foi "lamentável", considerando que o seu "perfil toxicológico ainda deixa muitas questões por responder", referiu o relatório publicado na passada semana.

Diante da gravidade da situação, a PAN Europe fez ecoar os alarmes e exige medidas urgentes para combater a contaminação por PFAS na água potável europeia. A organização defende várias medidas a tomar rapidamente, tais como a proibição imediata de pesticidas PFAS em cosméticos, têxteis e embalagens;a limitação de PFAS em água potável a 2200 ng/L para TFA, em linha com as recomendações do Instituto Nacional Holandês de Saúde Pública e Ambiente; e a adição do TFA à listagem de PFAS regulamentadas na UE.

Um problema com implicações muito graves e difícil de resolver

A contaminação da água potável por PFAS é um problema sério que exige uma resposta rápida e o mais holística possível. As autoridades europeias e os fabricantes têm a responsabilidade de proteger os cidadãos dos riscos associados a estas substâncias químicas persistentes. A PAN Europe continuará a pressionar por medidas concretas para garantir água potável segura para todos os europeus.

Para além das medidas propostas pela PAN Europe, outras ações podem ser consideradas. Em primeiro lugar, será necessário aprofundar o conhecimento sobre os impactes do TFA e de outras PFAS na saúde humana e no ambiente.

youtube video id=DubQQ4YvHFw

Por outro lado, a informação ao público sobre os riscos das PFAS e as medidas que podem ser tomadas para reduzir a exposição é crucial para promover mudanças comportamentais e pressionar por medidas políticas mais conscientes. Do mesmo modo, o uso da investigação e desenvolvimento para a dotação de alternativas mais seguras a estes produtos químicos é capital para reduzir a dependência de PFAS.

É certo que a questão da contaminação por PFAS na Europa exige ação em vários setores da sociedade.

A PAN Europe, através das suas investigações e envolvimento na sociedade, desempenha um papel crucial na defesa da saúde pública e do ambiente, não esquecendo que a PFAS é um problema transfronteiriço que exige uma resposta europeia coordenada e, por outro lado, a água potável é um bem precioso que deve ser protegido para as gerações presentes e futuras.


Referência da notícia:

PAN Europe (2024). TFA A Forever Chemical in the Water We Drink. Only a swift ban on PFAS pesticides and F-Gases can save our water. Vienna: Pan Europeu and Global 2000.