Adeus, Grécia, Itália e EUA. Portugal atrai cada vez mais a indústria cinematográfica mundial

Já viu um filme ou uma série e sonhou estar lá dentro? Com o aumento das filmagens no nosso país, em breve, será mais fácil conhecer os cenários mais emblemáticos da indústria cinematográfica (e nem terá de apanhar um avião para fazê-lo).

Lisboa.
Há cada vez mais filmes e séries internacionais a serem gravados em Portugal.

Gostar de cinema e de viajar são, seguramente, duas características comuns à maioria da população mundial. Por isso mesmo, são poucos aqueles que resistem à oportunidade de juntar os dois mundos.

Quem é que nunca sonhou passear por Nova Iorque e passar pelos cenários icónicos de séries como “Friends” ou “Sexo e a Cidade”, ou de filmes como “West Side Story”, “In The Heights”? Esta é, provavelmente, a cidade mais representada na indústria cinematográfica. Será difícil, portanto, não reconhecer, pelo menos, um ou dois cenários que aparecem nas telas de cinema. Ainda assim, não é a única.

Para os fãs de “Guerra dos Tronos” haverá, com certeza, uma cidade costeira na sua lista de spots a visitar: Dubrovnik (Croácia). Este destino serviu para representar King’s Landing, a capital de Westeros, na série. De paisagem incrível e águas cristalinas, é mesmo um dos destinos de férias favoritos dos últimos anos.

Angkor Wat é um dos locais mais emblemáticos do mundo. A cidade de Siem Reap, no Camboja, tornou-se um dos destinos mais populares do Sudeste Asiático depois de servir de local de filmagem para “Lara Croft: Tomb Raider”.

E, claro, não nos podemos esquecer das ilhas gregas que servem de palco para as músicas do “Mamma Mia!”. Se é fã de musicais, já deverá ter ouvido falar de Skopelos. Esta ilha da costa leste da Grécia, conhecido por alguns por Kalokairi, foi cenário do filme "Mamma Mia!".

séries e filmes que ficam tão marcados pelos seus cenários que os fãs não resistem visitá-los para poder experienciar um pouco da magia que ali aconteceu.

Afinal, não há nada como admirar um local real que já conhecemos através de um filme.

Do continente americano ao asiático, passando pelo europeu, o que não falta por aí são esses mesmos locais. Mas sabia que Portugal já começou a entrar nestes mesmos roteiros? É verdade! Lisboa, Porto e até mesmo Madeira já são reconhecidos como destinos de excelência para filmagens internacionais.

Portugal já atrai indústria cinematográfica mundial

Provavelmente ainda se recorda de todo o histerismo que ocorreu em 2023, quando, cheia de secretismo, uma grande produtora internacional desembarcou na Madeira. Durante semanas, e com a ajuda do Governo Regional, aprendizes de Jedi da série “Star Wars The Acolyte” trilhavam as verdejantes e idílicas paisagens que colocaram a ilha no mapa da indústria cinematográfica e do turismo mundial.

Depois de "House of the Dragon", do universo "A Guerra dos Tronos", que contempla cenas filmadas na aldeia histórica de Monsanto, esta é a segunda série de um grande franchise mundial a ser atraída pelos incentivos de rodagem promovidos pelo país.

Madeira.
Alguns cenários de “Star Wars The Acolyte” são bem familiares para os portugueses.

Em agosto desse mesmo ano, a Baixa do Porto serviu de cenário para as filmagens do filme de Bollywood “Jailed” — e não só. Muitos outros locais da cidade nortenha foram palco da produção irlandesa “Made in Dublin”, de Jack Armstrong, ou das séries internacionais “Maré Negra” e “Clanes”.

Mas foi em Lisboa que a famosa série espanhola “Casa de Papel” colocou o Elevador da Bica sob os olhares da indústria cinematográfica.

Também os bairros da Mouraria, Chiado e Baixa, e ruas da freguesia da Estrela serviram de cenário para o filme de espionagem e ação ”Heart of Stone”, protagonizado por Gal Gadot.

São tantas as solicitações que "Lisboa já é internacionalmente reconhecida como destino de excelência para filmagens e produções fotográficas", considera o vereador de Economia e Inovação da câmara lisboeta, Diogo Moura, citado pelo jornal ECO.

Segundo o mesmo, a cidade pisca olho às produtoras com “a riqueza histórica de quase nove séculos, a diversidade arquitetónica e cultural, o clima ameno durante todo o ano, e a qualidade e versatilidade dos profissionais”.

Um fenómeno recente, mas não surpreendente

Portugal é famoso pelas paisagens e, claro, pela orla costeira. Das serras às praias, o país tem muito para oferecer aos turistas. Não nos surpreende, portanto, que o país já seja reconhecido como destino de excelência para cineastas e produtores que procuram cenários incríveis para as suas criações.

Aliás, mesmo antes deste fenómeno, já existiam alguns filmes bem conhecidos com cenas gravadas em Portugal.

Recordamos, por exemplo, o “007: Ao Serviço de Sua Majestade”. Lisboa, Cascais, Estoril e Sesimbra foram as cidades escolhidas para o desfile de charme do espião mais famoso do mundo.

Gravado em 1969, o filme, dirigido pelo realizador Peter R. Hunt, mostra James Bond a passear pela praia do Guincho, a subir a encosta da Serra da Arrábida e a atravessar a Ponte 25 de Abril.

“A Casa da Rússia” é outro exemplo, no qual, em 1990, Sean Connery partilhou com Michelle Pfeiffer a vista para o Castelo de São Jorge.

Estremoz
"Belle Époque" foi filmado em 1992 em Portugal.

Apesar de a história de “Belle Époque” decorrer em Espanha, todas as gravações foram feitas em Portugal. Arruda dos Vinhos, Azambuja, Sobral de Monte Agraço e Estremoz foram as cidades eleitas para dar vida aos cenários de época.

“A Casa dos Espíritos”, “A Nona Porta”, “Em Clandestinidade” e o “O Divã de Estaline” revelam também alguns dos cenários mais idílicos de Portugal.