Açaí, o superalimento com poderes antioxidantes que precisa de conhecer
Os superalimentos estão cada vez mais na moda devido ao número de propriedades que proporcionam e aos inúmeros benefícios que têm para a nossa saúde. O açaí é um deles, e aqui explicamos-lhe todos os seus "superpoderes".
Kimchi, wagyu, kale, kombucha, matcha ou bimi. Talvez já tenha incorporado muitos destes alimentos na sua dieta diária, e parece que já nada de novo nos pode surpreender. Ou talvez já o tenha feito. Já ouviu falar do açaí? Pois bem, tome nota, porque este superalimento veio para ficar.
Este fruto de origem brasileira é, na verdade, uma pequena baga rica em nutrientes e antioxidantes, que se tornou popular na Amazónia como um alimento antienvelhecimento, e há muito que é incorporado diariamente na sua dieta pelos seus resultados evidentes.
Os benefícios intermináveis do açaí
Este fruto, muito semelhante ao mirtilo, é rico em antioxidantes, nomeadamente fenóis e antocianinas, que são precisamente os "culpados" da sua cor escura. De facto, tem entre 15 e 30 vezes mais flavonóides do que, por exemplo, o vinho tinto, ou seja, é até 30 vezes mais antioxidante do que o nosso produto caseiro.
Cuida da sua saúde cardiovascular e sexual
Tem também ácidos gordos ómega 3, 6 e 9 e grandes quantidades de esteróis vegetais que ajudam a reduzir os níveis de LDL (mau colesterol), bem como ajuda a melhorar a circulação e a baixar a tensão arterial.
Precisamente porque ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo geral no corpo, este fruto é também utilizado para combater a disfunção erétil, além de ser um afrodisíaco. De facto, é conhecido como o "viagra natural".
Grande fonte de fibra e poderoso diurético
Outra das suas grandes vantagens é a grande quantidade de fibra que contém, que ajuda o sistema digestivo a desempenhar a sua função, podendo mesmo reduzir o risco de doenças intestinais e do cólon.
É também um poderoso diurético, ideal para quem sofre de retenção de líquidos.
Benefícios para as suas defesas e para manter a linha
Como se isso não bastasse, o açaí é rico em ácido elágico, um polifenol que atua contra bactérias e vírus, além de ser um alimento que é absorvido muito lentamente no nosso organismo e nos fornece energia durante muito tempo, evitando assim alterações de açúcar no sangue.
Como podemos consumir este superalimento
Apesar de ser um alimento rico em nutrientes, deteriora-se muito rapidamente, razão pela qual é normalmente consumido processado, podendo ser comprado em pó ou polpa liofilizada.
Precisamente por estar em pó, pode ser facilmente adicionado a sobremesas, sumos, iogurtes ou batidos. Um dos pratos estrela da atualidade é a taça de açaí, um prato digno de Instagram como nenhum outro e elogiado pela comunidade "saudável" pelas suas qualidades e pela sua explosão de cor.
Embora seja recomendado o consumo de 10-30 gramas por dia em pó ou até 300 mililitros em sumo, não é recomendado para mulheres grávidas ou a amamentar e para quem toma anticoagulantes ou medicação para a hipertensão.