Abril de 2021 foi o nono abril mais quente do Globo
À semelhança do que ocorreu em Portugal, o mês de abril de 2021 foi um mês muito quente a nível do globo. Inúmeros eventos extremos ocorreram no mês passado à escala global.
A análise climatológica a nível global é elaborada e publicada mensalmente pela NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).
Temperatura no mês de abril
De acordo com a NOAA, a nível do globo, o mês de abril de 2021 foi o nono abril mais quente desde que se iniciaram os registos em 1880. A temperatura média global em abril foi 0,79 °C acima da média do século XX. Abril de 2021 marcou o 45º abril consecutivo com temperaturas acima da média do século XX.
No entanto registaram-se temperaturas extraordinariamente frias em grande parte da América do Norte, Europa, Austrália, pacífico tropical oriental e oceanos do sul. Durante abril de 2021, apenas 2,44% da superfície do globo registou uma temperatura recorde quente de abril, que é a menor percentagem desde abril de 2013.
Janeiro a abril de 2021
Segundo cientistas dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA, comparando o período de janeiro a abril de 2021 com igual período de outros anos, este foi o oitavo período mais quente a nível do globo, desde que há registos. A temperatura média global de janeiro a abril foi 0,77 °C acima da média. Durante este período as temperaturas foram muito acima da média no leste do Canadá e em partes do sul da Ásia.
Em África o período deste ano de janeiro a abril foi o terceiro período mais quente até agora registado, enquanto que na América do Sul foi o décimo mais quente registado. Nenhuma área terrestre ou oceânica teve temperaturas baixas recordes durante este período.
É de referir que o período de janeiro a abril a nível global foi um período quente, apesar de estarmos a sair do fenómeno La Niña, o que significa que as águas de uma grande extensão do Oceano Pacífico estão mais frias, o que tem implicação na temperatura da atmosfera.
Eventos significativos a nível do Globo no mês de abril de 2021
Em contraste com o registado em média no globo, partes do Alasca, a metade ocidental do Canadá, os estados do centro dos EUA, Europa, Ásia Central, Austrália, Leste da Antártida e o Oceano Pacífico tropical oriental foram mais frios que a média. Na Europa registou-se o abril mais frio desde 2003.
A extensão do gelo do mar ártico diminuiu substancialmente. A cobertura de gelo do mar ártico em abril foi 5,8% abaixo da média de 1981-2010 e a sexta menor extensão de abril em 43 anos de registo. A extensão do gelo da Antártida foi 3,4% acima da média e atingiu a 16ª maior extensão para o mês de abril. A cobertura de neve do Hemisfério Norte foi a 11ª menor extensão de abril já registada, com a cobertura de neve da América do Norte classificada como a 10ª menor do mês.
Abril de 2021 foi o 12º abril mais quente registado na Ásia, enquanto que em África foi o 4º mais quente e na América do Sul o 7º mais quente de há 142 anos. No entanto, a Europa registou o abril mais frio desde 2003.
Ocorreram dois ciclones tropicais: o Surigae, no Pacífico, extremamente intenso, com ventos a atingir valores nunca antes registados no período de janeiro a abril e o Seroja no Índico, que atingiu parte da região oeste da Austrália com precipitação muito forte e a Indonésia, provocando cheias devastadoras.