Abril de 2011: recordamos o mês recorde de tornados nos Estados Unidos

Cumprem-se 10 anos de um mês histórico que deixou o recorde de 758 tornados nos Estados Unidos, no qual morreram 363 pessoas. Houve vários eventos meteorológicos severos com formação de tornados, contamos-lhe alguns números interessantes.

tornados recorde abril 2011 Estados Unidos
Os destroços de uma carrinha pick-up no Mississippi. Um tornado a 27 de abril lançou-a quase 8 blocos até à torre de água que se observa no fundo da imagem, e depois continuou 4 blocos mais até ao impacto final. Imagem: weather.com

Cumprem-se 10 anos de um dos meses mais catastróficos que os Estados Unidos já viveram devido a condições meteorológicas severas. Aquele abril de 2011 detém até hoje um recorde absoluto difícil de igualar: ter registado 758 tornados.

Esta incrível quantidade de tornados atingiu durante todo o mês mais de duas dúzias de estados e deu origem a vários surtos de tornados em eventos meteorológicos severos. O número total de mortos durante o mês devido a estas condições meteorológicas adversas foi de 363 pessoas.

Os registos modernos da contagem de tornados começaram em 1950. Os 758 tornados em abril de 2011 superaram facilmente o anterior recorde mensal de 542 tornados, estabelecido em maio de 2004. Abril de 2011 também teve 3.324 relatos de trovoadas severas, o que representa aproximadamente o triplo da média de abril desde 2000.

tornados recorde abril 2011 Estados Unidos
Tornados confirmados e classificados, produzidos em abril de 2011. Fonte: NOAA.

A contagem inicial do mês resultou no número de 875 tornados comunicados, mas depois, na contagem final, foram descartados os relatórios duplicados dos tornados. No total, 4 tornados EF5 atingiram o sudeste dos Estados Unidos neste histórico abril. Antes de 2011, houve um período de três anos no qual nenhum tornado EF5 atingiu os Estados Unidos.

A combinação de danos causados por tornados, ventos fortes e granizo significou que os 5 surtos do tempo severo de maior destaque no mês causaram 1.000 milhões de dólares ou mais em danos, de acordo com a NOAA.

O surto de tornados mais destrutivo do mês

De acordo com o site especializado weather.com, o surto mais destrutivo desse abril de 2011 gerou 349 tornados em 21 estados de 25 a 28 de abril, do Texas à Costa Leste. Desse total, 207 tornados atingiram a região no dia do pico, 27 de Abril. 15 deles foram classificados como tornados violentos de categoria EF4 ou EF5 na escala Fujita melhorada.

Os estados mais atingidos foram, em particular, o Alabama, Mississipi, o noroeste da Geórgia e o Tennessee. Mas foram noticiados tornados tão a norte como Nova Iorque e Pensilvânia.

Este super evento do tempo severo gerou o terrível número de 324 mortes, das quais 319 ocorreram com o surto de tornados que surgiu a 27 de abril. O estado do Alabama teve o número mais elevado com 240 vidas perdidas.

Os danos causados por este super surto fazem dele o surto meteorológico severo mais dispendioso desde que há registos sistemáticos em 1980, de acordo com a NOAA.