Abril 2021 foi muito quente
O mês de abril de 2021 em Portugal continental, classificou-se, do ponto de vista climatológico, como um mês muito quente em relação à temperatura do ar e normal em relação à precipitação.
Durante o mês de abril predominou o tempo instável em Portugal continental associado a depressões quer à superfície quer em altitude. Tivemos também a passagem de sistemas frontais e a influência de regiões anticiclónicas.
Temperatura
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IPMA, em Portugal continental, no mês de abril, o valor médio da temperatura média do ar, 15.01 °C, foi superior ao valor médio no período de 1971-2000, com uma anomalia em relação ao valor normal de +1.85 °C.
Nos últimos 20 anos, os valores médios de temperatura média em abril têm sido quase sempre superiores ao valor médio, apenas em 4 anos foram inferiores. Os valores médios de temperatura média do ar em abril foram superiores à normal 1971-2000 em todo o território.
O valor médio de temperatura máxima do ar, 20.25 °C, também foi superior ao valor normal, com uma anomalia de +2.07 °C e foi o 5º mais alto desde 2000. O valor mais alto, 23.27 °C, ocorreu em 2017. Os valores de temperatura máxima do ar tiveram desvios superiores a 2.5 °C, em relação ao valor médio em alguns locais do litoral Norte e Centro e no interior da região Sul.
O valor médio de temperatura mínima, 9.76 °C, também foi superior ao valor normal, com uma anomalia de +1.63 °C e foi o 10º mais alto desde 1931. O valor mais alto, 11.18 °C, registou-se em 1945. Os valores de temperatura mínima também tiveram desvios superiores a 2.5 °C, em relação ao valor médio, em muito locais do Norte e Centro e no litoral Sul.
Precipitação
Ainda de acordo com o IPMA, o valor médio da quantidade de precipitação em abril, 82.5 mm, foi muito próximo do valor médio no período 1971-2000, com uma pequena anomalia de +3.6 mm.
Em relação à distribuição da precipitação ao longo do território, esta foi diferente entre o Norte e Centro e a região Sul. Em geral, nas regiões do Norte e Centro os valores de precipitação foram superiores ao normal e no Sul foram inferiores, em especial no Algarve, onde a percentagem de precipitação foi inferior a 50% do valor médio.
Os valores de percentagem de precipitação em abril, em relação ao valor médio, variaram entre 21% em Praia da Rocha e 212% em Castelo Branco.
Ao longo do mês predominaram condições de instabilidade com ocorrência de aguaceiros, por vezes, de granizo e acompanhados de trovoada por todo o território, sendo localmente fortes nos períodos 8-10, 13-16 e 23-28. Neste último período a precipitação foi devido à depressão Lola.
Monitorização da Seca – Índice PDSI
Em termos espaciais, os valores da quantidade de precipitação acumulada no ano hidrológico 2020/2021 são próximos do valor normal em grande parte do território, e inferiores ao normal em alguns locais da região Norte, na região de Lisboa e Setúbal e no Baixo Alentejo e Algarve.
Em relação ao final de março, verificou-se no final do mês de abril, um aumento dos valores de percentagem de água no solo nas regiões do Norte e Centro e uma diminuição na região Sul, em particular no Baixo Alentejo com valores inferiores a 40%.
De acordo com o Índice Meteorológico de Seca, PDSI, índice meteorológico de seca calculado pelo IPMA para monitorização da situação de seca, no final de abril verificou-se um aumento da área e da intensidade da seca meteorológica na região Sul, com toda a região do Algarve em seca moderada.
A distribuição percentual por classes do índice PDSI no território é a seguinte: 5.8% chuva fraca, 74.7% normal, 11.9% seca fraca e 7.6% seca moderada. Em relação ao mês de março, no final de abril passaram a existir regiões no Sul com a classe de seca moderada.