A viagem de comboio mais longa do mundo começa aqui, em Portugal
São 18.755 quilómetros, 21 dias e 13 países. Saiba tudo sobre esta viagem épica sobre carris que liga continentes, atravessa paisagens deslumbrantes e culturas únicas.
Quem diria que a aventura ferroviária mais longa do planeta começa numa pequena cidade no Algarve? Mas, sim, é mesmo verdade.
Lagos, no sul de Portugal, é o ponto de partida de uma viagem épica de comboio que atravessa continentes, culturas e paisagens deslumbrantes. O final? Culmina na vibrante Singapura.
Não, não estamos a falar de um só comboio, claro. Para concluir esta viagem, é necessário fazer várias ligações, apanhar novos comboios e até mudar de meio de transporte em certos trechos, mas isso só torna a aventura mais emocionante.
O roteiro
A viagem começa tranquilamente em Lagos, onde o Algarve abraça o mar com charme, história e um toque de descontração. Segue, então, para Lisboa antes de sair de Portugal rumo a Paris.
Depois, vem o primeiro grande teste de resistência ferroviária: 40 horas de viagem até Moscovo. A partir daí, prepare-se para explorar os vastos territórios da Rússia, atravessar a China e passar por países exóticos como o Vietname, Camboja, Tailândia e Malásia, até chegar ao destino final em Singapura.
“Se antes podia partir da Estação da Campanhã, no Porto, e percorrer 17.000 quilómetros até Hanói, no Vietname, hoje é possível sair de Lagos, no Algarve, e chegar à estação terminal da ilha soberana da República de Singapura, a 18.755 kms de distância, cerca de 21 dias depois”, lê-se na ‘Versa’.
Como? Esta rota é possível graças à recente abertura da linha ferroviária (em dezembro de 2021) que liga o Laos à China, completando a conexão entre a Europa e a Ásia.
“Este percurso vem substituir o de Londres-Singapura, que era considerado a maior rota de comboios até à inauguração desta nova, com partida em Portugal”, escreve a ‘Magg’.
Uma aventura para os mais organizados
Ainda assim, não pense que tudo é fácil. Antes de fazer as malas, há alguns detalhes importantes a considerar.
Em algumas secções, como entre o Vietname e o Camboja, por exemplo, poderá ser necessário recorrer a autocarros ou outros transportes.
E quanto custa esta aventura? Cerca de 1.200 euros, um preço semelhante a uma viagem de avião, mas com uma pegada ecológica muito menor. Para lhe dar uma ideia, um voo direto de Lisboa para Singapura emite cerca de 1,67 toneladas de CO₂, enquanto esta viagem de comboio reduz as emissões para apenas 0,08 toneladas.
Mais do que uma viagem
Mas, o que faz desta viagem algo tão especial? Por que ir de comboio se se pode fazer a mesma viagem de avião em menos de 24 horas?
Além de ser uma alternativa mais sustentável, há algo de mágico no viajar de comboio. O balanço rítmico, as paisagens que desfilam pela janela e o charme de estações antigas fazem desta experiência algo único.
Contudo, não se esqueça: para que tudo corra bem e sem contratempos, é preciso que organize a viagem atempadamente e ao detalhe.
Então, atreve-se a embarcar nesta aventura de 21 dias que começa bem aqui, em Portugal? Uma coisa é certa: é uma viagem que promete ser tão inesquecível quanto o destino.