A um dia das provas de triatlo nos Jogos Olímpicos de Paris, treino foi cancelado devido à poluição do Rio Sena
Treinos de triatlo cancelados nos Jogos Olímpicos de Paris devido à poluição do Sena. Atletas e organizadores demonstram preocupação com a qualidade da água. Saiba mais aqui!
As fortes chuvas que se fizeram sentir sobre a capital francesa nos últimos dias provocaram a degradação por poluição no Sena (Paris), levando ao cancelamento, pela segunda vez consecutiva, dos treinos de triatlo previstos para esta segunda-feira.
A decisão, tomada a escassas horas do início das provas masculinas (marcadas já para hoje, terça-feira) levanta sérias dúvidas sobre a qualidade da água e a capacidade de realizar as competições como inicialmente planeado.
Poluição no Rio Sena força cancelamento de treinos para os Jogos Olímpicos
O Sena, que foi alvo de um ambicioso projeto de despoluição com o objetivo de acolher os Jogos Olímpicos, viu a qualidade da sua água deteriorar-se de forma acentuada após as recentes precipitações. Os níveis de poluição ultrapassam os limites considerados seguros para a prática de atividades aquáticas, ao colocar em risco a saúde dos atletas e a credibilidade dos Jogos.
A comissão organizadora dos Jogos Olímpicos, a Federação Internacional de Triatlo e as autoridades locais justificaram a decisão ao alegar que a qualidade da água não apresentava as garantias necessárias para a realização dos treinos. Apesar das incertezas, os organizadores mantêm-se confiantes na realização das provas de triatlo, agendadas para terça e quarta-feira, e garantem que estão a monitorizar de perto a situação.
A decisão de cancelar os treinos de familiarização com o percurso aquático gerou preocupação entre os atletas e as suas equipas técnicas. A impossibilidade de treinar nas mesmas condições em que se irão realizar as provas pode comprometer o desempenho dos competidores e aumentar o risco de acidentes.
Sena: a grande incógnita dos Jogos Olímpicos de Paris
É uma situação muito frustrante para os atletas, quando a preparação para os Jogos Olímpicos é longa e exigente, e este contratempo pode ter um impacte significativo no desempenho.
O sol regressou a Paris no domingo, mas a qualidade da água do Sena continua a ser um motivo de preocupação. O caudal do rio, alimentado pelas chuvas das últimas semanas, encontra-se três vezes superior ao normal, o que dificulta a sua depuração. O caudal do rio aumentou para mais de 400 m3/segundo comparativamente com o normal de 100 a 150 m3/segundo.
A decisão de realizar os Jogos Olímpicos de Paris no Sena foi recebida com entusiasmo quando foi anunciada, mas a recente deterioração da qualidade da água levanta questões sobre a viabilidade deste projeto e sobre a capacidade das autoridades em garantir a segurança dos atletas.
Os organizadores dos Jogos Olímpicos garantem que estão a tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos atletas e que a qualidade da água irá melhorar nos próximos dias. No entanto, a incerteza paira sobre as provas de triatlo e a possibilidade de novos cancelamentos não pode ser descartada.