A trovoada que 'despertou' Portugal esta noite: veja os vídeos!
Tal como previsto, setembro arrancou com imensa instabilidade atmosférica devido à chegada imponente de uma depressão isolada em altitude. Logo nas primeiras horas da madrugada, a trovoada não se fez esperar, impedindo muitas pessoas de ter uma boa noite de sono. Veja as imagens!
Tal como já tínhamos antecipado há vários dias, a chegada de uma depressão isolada em altitude desde o Atlântico iria causar uma mudança abrupta no estado do tempo a partir desta quarta-feira (1) em várias regiões de Portugal continental, no dia em que também se assinalou o início do Outono climatológico.
O prognóstico revelou-se completamente certeiro já que desde as primeiras horas da madrugada vários foram os relatos, quer por escrito, quer através de vídeos e fotos, que os internautas foram colocando nas redes sociais, dando conta da condições meteorológicas adversas.
Numa primeira fase a trovoada era seca, com os cumulonimbus em ação fazendo-se sentir através de relâmpagos e trovões. O estrondo provocado pela trovoada foi tão forte que fez despertar muita gente em diversos pontos do Norte e Centro de Portugal continental, desde a faixa costeira até ao interior, em pontos tão distintos como o Porto, Marco de Canaveses, Guimarães, Vila Real, Guarda e Castelo Branco. Só na fase final da intempérie os aguaceiros chegaram, começando a descarregar fortes, alguns sob a forma de granizo.
A trovoada intensa foi também a responsável por algumas ocorrências, nomeadamente para o setor dos transportes públicos, como foi o caso do Metro do Porto. Segundo noticia o JN, “a circulação do metro do Porto registou esta quarta-feira atrasos em todas as linhas devido a problemas de sinalização provocados pela trovoada que se fez sentir durante a madrugada, situação que já se encontra normalizada”.
Para as próximas horas, a instabilidade deverá voltar a invadir vários pontos do país, sobretudo no interior, onde vigoram avisos amarelo e laranja até às 22h de hoje.