A temporada de furacões do Atlântico já começou oficialmente
O dia 1 de junho marca o início da temporada de furacões na bacia do Atlântico. Como é comum, serão 21 nomes de tempestades que serão, também, diferenciadas como depressão tropical, tempestade ou furacão, dependendo da intensidade. Saiba mais aqui!
Para além de facilitar a comunicação entre os especialistas, os nomes diferentes e específicos durante a temporada de furacões ajudam a rastrear e a fornecer informações sobre as várias tempestades que podem ocorrer simultaneamente.
É certo que a temporada de furacões no ano passado ainda está presente nas nossas memórias, visto que produziu um total de 30 tempestades nomeadas, sem precedentes. Antes disso, a temporada de furacões no Atlântico mais ativa foi 2005, que trouxe o Katrina, Rita, Wilma e outros furacões devastadores.
A bacia do Atlântico cobre a área que inclui todo o Oceano Atlântico, o Golfo do México e também o Mar das Caraíbas. As últimas semanas mostraram que a temperatura da água do Oceano Atlântico já está muito mais quente do que o normal.
Previsão para a temporada de 2021
Foram discutidas as várias fontes de previsão, sugerindo mais uma temporada de furacões muito ativa em 2021, com um número provável de tempestades tropicais e furacões acima da média.
Como tem sido observado, o número de tempestades é importante, mas a intensidade das mesmas tem tido mais relevância. Os meteorologistas não descartam a hipótese, em 70%, de haver um furacão de grande intensidade ao longo da costa dos EUA. Uma temporada típica tem cerca de 50% de probabilidade de formar um grande furacão.
A lista para as tempestades deste ano
O comité internacional da Organização Meteorológica Mundial (OMM) designou 21 nomes de tempestades para a temporada de furacões no Atlântico de 2021. A lista de 2021 com todos os nomes de tempestades já começou com a tempestade subtropical Ana e terminará com a tempestade Wanda.
A temporada de furacões do Atlântico de 2021 usará os seguintes nomes: Ana, Bill, Claudette, Danny, Elsa, Fred, Grace, Henri, Ida, Julian, Kate, Larry, Mindy, Nicholas, Odette, Peter, Rose, Sam, Teresa, Victor e Wanda.
Caso os furacões se desenvolvam para proporções históricas ou se tornem particularmente mortais ou destruidores para a vida e propriedades, os seus nomes serão retirados das listas. Os nomes retirados serão sempre anunciados pela OMM nos meses de primavera. O nome retirado é então substituído por outro.