A SpaceX exibe o seu novo fato de atividade extraveicular: conheça-o!

A SpaceX revelou os fatos espaciais que os seus astronautas irão usar e descreveu a investigação que as tripulações irão realizar durante as três missões do programa. Saiba mais aqui!

novo fato SpaceX
A SpaceX acaba de revelar os fatos EVA que os seus astronautas comerciais Polaris irão utilizar. Fonte: SpaceX.

Em fevereiro de 2022, a SpaceX e o empresário/filantropo Jared Isaacman (comandante da missão Inspiration4) anunciaram que iam lançar um novo programa para “fazer avançar rapidamente as capacidades dos voos espaciais humanos”, - o chamado Programa Polaris.

Num comunicado de imprensa, a SpaceX revelou os fatos espaciais que os seus astronautas Polaris irão usar e descreveu a investigação que as tripulações irão realizar durante as três missões de voos espaciais humanos do programa - a primeira das quais está programada para ser lançada já este verão!

Estas missões basear-se-ão na experiência da empresa com o programa Commercial Crew Delivery (CCD) da NASA, em que a NASA certificou o veículo Crew Dragon da SpaceX para transportar tripulações para a Estação Espacial Internacional (ISS).

Os fatos IVA vs. EVA

De acordo com o comunicado de imprensa da empresa, os novos fatos (EVA) são uma evolução do fato de Atividade Intraveicular (IVA) atualmente utilizado pelas tripulações da Dragon.

Esta incluiu a tripulação da missão Demo-2, que validou o sistema de voo e foi a primeira missão tripulada a descolar de solo americano desde a retirada do Space Shuttle em 2011.

Foi também o fato usado pela tripulação do Inspiration4, que se tornou o primeiro voo a ser tripulado inteiramente por cidadãos privados. Este último é conhecido como o fato espacial de atividade extraveicular (EVA), que tem várias características novas.

De acordo com o comunicado de imprensa: “Desenvolvido com a mobilidade em mente, as equipas da SpaceX incorporaram novos materiais, processos de fabrico e novas concepções de juntas para proporcionar maior flexibilidade aos astronautas em cenários pressurizados, mantendo o conforto em cenários não pressurizados”.

O fato também tem características de redundância, tais como vedantes adicionais e válvulas de pressão para ajudar a garantir que o fato permanece pressurizado durante as EVAs.

O novo capacete impresso em 3D incorpora uma nova viseira que reduz o encandeamento e inclui uma câmara e um novo Heads-Up Display (HUD) que monitoriza as condições no interior do fato.

Estes fatos farão a sua estreia durante a primeira de três missões Polaris - Polaris Dawn - prevista para este verão. Esta missão será comandada por Isaacman e verá uma Crew Dragon ser lançada do Complexo de Lançamento 39A a bordo de um foguetão Falcon 9. A tripulação passará cinco dias em órbita e tentará alcançar a órbita terrestre mais alta alguma vez voada.

lançamento falcon 9
Falcon 9 lança a Dragon para a Estação Espacial Internacional a partir do Complexo de Lançamento 39A. Fonte: SpaceX.

Durante a sua permanência no espaço, a tripulação da Polaris Dawn efetuará o primeiro passeio espacial comercial (e a primeira atividade extraveicular em que quatro astronautas estarão no espaço em simultâneo) e será a primeira a testar no espaço o sistema de comunicação Starlink baseado em laser.

A tripulação conduzirá também investigação científica em colaboração com o Translational Research Institute for Space Health (TRISH), a BioServe Space Technologies, o Space Technologies Lab, a Weill Cornell Medicine, o Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory (JHUAPL), o Pacific Northwest National Laboratory e a U.S. Air Force Academy.

Esforços destinados a melhorar a compreensão da saúde humana em voos espaciais de longa duração

Estes esforços destinam-se a melhorar a nossa compreensão da saúde humana durante voos espaciais de longa duração, com aplicações para a saúde aqui na Terra.

Estas atividades de investigação incluirão:
Utilização de ultrassons para monitorizar, detetar e quantificar êmbolos de gás venoso (VGE), contribuindo para estudos sobre a prevalência humana da doença de descompressão;

Recolha de dados sobre o ambiente de radiação para melhor compreender como a radiação espacial afeta os sistemas biológicos humanos;

Fornecimento de amostras biológicas para análises multiómicas para um biobanco a longo prazo;
Investigação relacionada com a Síndrome Neuro-Ocular Associada ao Voo Espacial (SANS), que constitui um risco fundamental para a saúde humana em voos espaciais de longa duração.
Fonte: SpaceX.

A Polaris Dawn será seguida de uma segunda missão (Polaris II, cuja data é desconhecida) que tentará desenvolver estes objetivos. A terceira missão (Polaris III) será o primeiro voo espacial humano envolvendo a Starship e o veículo de lançamento Super Heavy.

Os fatos destinam-se a cumprir os objetivos a longo prazo da SpaceX: “Embora a Polaris Dawn seja a primeira vez que o fato EVA é utilizado em órbita terrestre baixa, o destino final do fato situa-se muito mais longe do nosso planeta natal. A construção de uma base na Lua e de uma cidade em Marte exigirá o desenvolvimento de um design escalável para os milhões de fatos espaciais necessários para ajudar a tornar a vida multiplanetária”.

Desta forma, estaremos atentos às próximas novidades e aos avanços destas missões, há muito esperadas, que prometem fazer da vida como a conhecemos, multiplanetária.