À procura de um miradouro lisboeta longe dos turistas? Este é “um segredo do bairro”
Está na altura de descobrir um dos miradouros mais tranquilos de Lisboa. Desconhecido de grande parte dos visitantes, é uma proposta única — e oferece uma vista espetacular.
Pode respirar fundo: esta semana será quente, sim… mas, em princípio, não haverá onda de calor. É seguro dizer, portanto, que já pode passar os dias na praia sem o calor sufocante — e terminá-lo com um programa bem especial.
Já aqui dissemos que Portugal tem um dos melhores spots para assistir ao pôr do sol, mas, a verdade é que o nosso país está repleto de bons locais para passar o final de tarde.
A nossa sugestão é que aproveite os dias longos e quentes desta semana (e as chamadas noites tropicais) para juntar alguns amigos no topo de uma colina ou ao pé do rio, a comer, a beber ou simplesmente a refletir. No meio de tantas opções, temos a proposta perfeita para fugir às multidões de turistas que chegam às nossas cidades para aproveitar o melhor que Portugal tem para oferecer.
Já imaginou um parque florestal com uma esplanada simples, onde o sossego se junta a uma vista fantástica sobre Lisboa? Agora, já pode parar de imaginar. Para fugir do movimento urbano da capital, basta subir até ao Monte Agudo, um miradouro perfeito para um final de dia bem passado.
“É quase um segredo do bairro”, diz quem o conhece. Ao passar pelo caminho de pedra, dificilmente imaginará que este vai dar a uma das vistas mais abrangentes da cidade — e a um dos poucos spots que pode ser usufruído sem quantidades insalubres de turistas (ao contrário do que acontece nos miradouros mais conhecidos, como o das Portas do Sol sobre Alfama, os da Graça ou o de São Pedro de Alcântara).
“Fica fora dos circuitos habituais de Lisboa, mas tem vistas muito bonitas, sendo também um local sossegado. Vale a pena visitar”, diz uma visitante.
Como chegar até lá
Apesar de ter sido transformado em parque-miradouro já nos anos 50 do século XX, não estranhe se nunca tiver ouvido falar deste local. Entre a Graça e os Anjos, o miradouro é ocultado pela escola secundária Dona Luísa de Gusmão — daí passar despercebido.
Chegará ao Miradouro do Monte Agudo pela Rua Heliodoro, atrás da Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão. Passando o portão de ferro, tem de seguir a sombra dos pinheiros pelo acesso pedonal que também comunica com a Rua Ilha do Príncipe.
Chegando ao final da subida encontrará uma espécie de bancos de alpendre de frente para uma das vistas mais incríveis de Lisboa. Parece quase uma imagem de postal. “Vê-se Lisboa a perder de vista”, garante quem por lá já passou.
Aqui estará para lá do limite Norte da Colina de Santo André, na encosta do antigo Vale de Arroios, atual Avenida Almirante Reis, um pouco abaixo do Miradouro da Senhora do Monte, situado à sua esquerda.
“A vista e a atmosfera são imbatíveis.”
Para que possa alimentar a curiosidade ao investigar a paisagem, há um mapa da cidade pintado em azulejo mesmo ao lado dos bancos. E se lhe der a fome, pode sempre beber ou petiscar algo no quiosque de apoio.
Debaixo da sombra e com uma aragem fresca, parece-nos mesmo a combinação perfeita para os finais de tarde desta semana (já que os termómetros continuarão a atingir ou até a ultrapassar os 40 °C em certas zonas).