A planta aromática que espanta moscas e insetos, é rica em antioxidantes e é saborosa

As moscas não suportam esta planta aromática, mas a sua cozinha vai adorar. Um aliado natural, perfumado e fácil de cuidar que também traz benefícios para a sua saúde.

mulher a plantar manjericão
Esta planta aromática pode ser essencial para manter a sua casa naturalmente livre de insetos.

As moscas não distinguem estações do ano: basta um pedaço de fruta madura, restos de comida ou um saco de lixo mal fechado para que elas apareçam, voando por aí sem serem convidadas.

Felizmente, existe uma solução que não requer sprays tóxicos ou truques estranhos com sacos de água pendurados no teto: tudo o que precisa é de um vaso e uma planta muito comum que provavelmente já conhece.

O manjericão. Sim, aquele que usa para dar um toque fresco às suas massas e pizzas, ou para improvisar um molho pesto. Esta erva aromática não só perfuma a cozinha e dá sabor aos seus pratos, mas também confunde os insetos e 'estraga a festa' deles.

manjericão
Verde e eficaz: o manjericão é uma opção estética e funcional para repelir moscas sem recorrer a produtos químicos.

O segredo está nos óleos essenciais libertados pelas suas folhas. Para nós, o cheiro é delicioso. Para as moscas, no entanto, é como um alarme de incêndio. O manjericão emite compostos voláteis que interferem nos sistemas sensoriais dos insetos, dificultando que eles encontrem alimento, voem ou escolham onde depositar os seus ovos.

Então, colocar um vaso perto de uma janela ou no balcão da cozinha já pode fazer a diferença. E se quiser potencializar ainda mais o efeito repelente, basta esfregar algumas folhas antes de deixá-las arejar: isto liberta ainda mais aroma.

Também pode fazer uma infusão com as folhas, deixar arrefecer, colocar num pulverizador e usar como um spray natural em áreas-chave da cozinha.

ervas aromáticas
Adiciona sabor e afasta insetos: esta planta tem vários benefícios, desde a culinária até limpar a casa.

E se não tiver manjericão? Existem mais recursos naturais para espantar moscas. O vinagre de maçã, por exemplo, também repele moscas e insetos por causa do seu cheiro ácido. Pulverizar diluído nas superfícies pode ajudar. Outro truque caseiro (e um tanto inusitado) é pendurar CDs velhos nas janelas: o reflexo da luz desorienta-as.

Mas lembre-se, nenhuma planta pode competir com uma boa limpeza. Ordem e higiene continuam a ser o primeiro passo: retirar o lixo, não deixar restos de comida expostos e manter as superfícies limpas são essenciais para evitar que a sua cozinha se torne um lar de insetos.

Manjericão, muito mais do que um repelente

Mas voltando ao manjericão... Esta planta mediterrânica não combate apenas moscas. Também repele mosquitos e outros insetos voadores. E como se não bastasse, tem benefícios para a saúde.

As suas folhas são ricas em antioxidantes que ajudam a proteger o corpo do stress oxidativo. Contém flavonoides, taninos e ácido ursólico, que tem propriedades anti-inflamatórias e digestivas.

O consumo de manjericão pode melhorar a digestão, aliviar o desconforto abdominal e até contribuir para um melhor descanso, graças aos seus efeitos calmantes. Alguns estudos sugerem que pode até ter um leve impacto na redução do stress.

Para que o manjericão liberte totalmente o seu poder repelente (e o seu sabor), deve ser bem cuidado. É uma planta que adora sol: precisa de cerca de 5 horas de luz solar direta por dia. Quanto à rega, o ideal é manter o solo húmido, mas não encharcado. Uma dica útil é regar quando a camada superior do solo estiver seca ao toque. Também é uma boa ideia podar as flores assim que elas aparecem, para que a planta possa concentrar a sua energia nas folhas. Com estes cuidados mínimos, a planta ficará feliz.

Com o seu aroma fresco, poder repelente e benefícios para o corpo, o manjericão é muito mais do que apenas uma decoração verde. Então, da próxima vez que for ao jardim, não hesite: leve um manjericão. Além de cozinhar alimentos mais deliciosos, também terá uma cozinha mais limpa, mais perfumada e com menos moscas.