A melhor praia fluvial da Europa fica em Portugal — e tem água a 30 graus

Este oásis alentejano tem sido elogiado pela imprensa internacional, tendo sido eleito como o melhor destino europeu na categoria “Praias Interiores” nos World Travel Awards.

praia Fluvial da Tapada Grande
É incrível.

Vamos esquecer a gota fria que irá protagonizar a próxima semana e que poderá gerar episódios de trovoadas fortes em Portugal. Por agora, junho arranca em modo verão, prevendo-se que o tempo se mantenha estável, quente, seco e maioritariamente soalheiro nos próximos dias — embora não com temperaturas tão elevadas como as da passada sexta-feira, 31 de maio.

É hora de planear, portanto, onde passar o próximo fim de semana. Será na praia fluvial com uma das águas mais limpas e tranquilas de Portugal? Ou na lagoa que todos querem (e devem) conhecer?

Porque não queremos que lhe faltem opções, hoje trazemos mais uma sugestão para acrescentar à lista — e esta não é uma qualquer. Trata-se, sim, da melhor praia fluvial da Europa.

Sabemos que se há coisa que não falta em Portugal são sugestões de praias. Muitas delas, porém, acabam por passar despercebidas. E é precisamente o que acontece com a praia Fluvial da Tapada Grande, situada na Mina de São Domingos, no concelho de Mértola.

praia Fluvial da Tapada Grande
Pode fazer várias atividades.

Apesar de desde 2017 — ano em que foi eleito nos World Travel Awards (os Óscares do turismo), pela primeira vez, como o melhor destino europeu na categoria “Praias Interiores” —, ter recebido inúmeros elogios internacionais, muitos ainda não o conhecem. Quem já teve a sorte de por lá passar não tem dúvidas: há muitas (e boas) razões para mudar isso.

Uma praia única

No coração do Alentejo, a Praia Fluvial da Tapada Grande tem uma beleza única incrível. O título de melhor destino europeu na categoria de Praias Interiores apenas o reforça, assim como fortalece a posição de Portugal como um rota turística de excelência.

A menos de duas horas de carro de Faro, e a menos de três de Lisboa, esta praia oferece uma experiência paradisíaca, perfeita para as famílias que procuram aproveitar os dias de calor num espaço grande, calmo e seguro. Sim, porque este oásis alentejano, além de ostentar a cobiçada Bandeira Azul e o galardão de Qualidade de Ouro, conta com a presença de nadadores-salvadores, que asseguram a tranquilidade dos visitantes.

Com bandeira azul desde 2012 e uma extensão de 100 metros, destaca-se “pela própria beleza natural, bem como todo o envolvente da praia”.

Não tem muita confusão; por isso, é boa para as crianças desfrutarem da época de verão, tem bar de apoio, casas de banho e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida”, explicou a Câmara Municipal de Mértola citada pela revista NiT.

Já está convencido? Razões não faltam para tornar este destino num ponto de paragem obrigatória do seu roteiro. Aqui nem tem de se preocupar em levar o seu chapéu, já que esta praia disponibiliza chapéus de sol e zonas de relva. Além disso, não tem também de se afligir com os longos metros de caminho atribulado que muitos spots do género exigem.

Na praia fluvial da Tapada Grande os acessos são bons e descomplicados, podendo mesmo estacionar perto da entrada.

Durante o dia, se quiser quebrar um pouco a rotina de água/toalha, toalha/água, sugerimos que alugue canoas e gaivotas e explore as águas calmas da albufeira. Pode também aproveitar para petiscar no bar, ou ver os seus filhos brincarem no parque infantil.

Ao redor existem espaços com mesas de piqueniques e assadores para quem trouxer comida de casa. E, para a noite, quase sempre com uma programação especial, está disponível um anfiteatro que serve como palco para música e para outras atividades artísticas.

O bar de apoio está preparado para pessoas com mobilidade condicionada e tem cinco casas de banho, duas masculinas e femininas e outra para pessoas com mobilidade reduzida”, disse a autarquia à mesma revista, acrescentado que os animais de estimação não são permitidos, exceto cães treinados ou cães guias.

Praia Fluvial da Tapada Grande
Prepare a roupa de banho e faça-se à estrada.

Outro detalhe a destacar é o facto de a zona da praia fluvial da Tapada Grande ser o único espaço da aldeia de Minas de São Domingos com acesso público à Internet.

Ainda não está completamente convicto de que esta será mesmo a melhor sugestão para os dias de calor? Apostamos que essas dúvidas rapidamente desaparecerão. Como? Ao saber que este é um destino perfeito para quem não gosta de praias com ondas e para aqueles que preferem águas mais quentes. É que aqui, a temperatura média da água ronda os 25/30 graus.

Aproveite para conhecer Mértola

Mértola é uma vila encantadora no Alentejo, conhecida pela sua rica história e beleza natural. Aproveite a viagem para visitar o Castelo de Mértola e conhecer as vistas panorâmicas sobre a vila e o rio Guadiana. É um ótimo lugar para aprender sobre a história militar da região.

Dividido em várias áreas temáticas, o Museu de Mértola apresenta coleções de arte islâmica, arte sacra, arqueologia e etnografia, oferecendo uma visão abrangente da história e cultura local. É um bom plano para incluir no programa da escapadinha.

Mértola
Uma vila tranquila, mas com muito para descobrir.

Aproveite também para passear pelo centro histórico, visitar a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação e caminhar pelo Parque Natural do Vale do Guadiana.

Claro que, antes ou depois de passar o dia na praia fluvial da Tapada Grande, deve conhecer a antiga mina de São Domingos. Juntamente com a aldeia mineira, é um testemunho da era da mineração em Portugal que merece ser descoberto.