A marmota Phil falou! A sua previsão sobre o frio e a neve
Hoje é a Nossa Senhora das Candeias em Portugal, mas também é o Dia da Marmota nos Estados Unidos, onde milhões de pessoas esperam ansiosamente pela previsão de Phil. Irá o inverno durar mais seis semanas?
Nas últimas horas soaram os alarmes perante as notícias que circulavam sobre a morte da marmota que previa o inverno. No entanto, aquela que nos deixou foi Milltown Mel, a encarregada de prever o fim do inverno em Nova Jérsia (New Jersey), enquanto a sua prima Phil, a mais mediática dos Estados Unidos, poderá sair por mais um ano para dar o seu veredicto.
Phil, que habita na comunidade de Punxsutawney (Pensilvânia), é a marmota mais popularizada pelos meios de comunicação social, inclusive pelo divertido filme de Bill Murray, "O Feitiço do Tempo", que ajudou a dar a conhecer este costume fora das fronteiras dos EUA.
Às 7:00 h, hora local da Pensilvânia (cerca do meio-dia em Portugal continental) Phil interrompeu a sua hibernação para sair e dar o seu veredicto sobre o resto do inverno no norte da América, onde estão a ter um inverno bastante peculiar, com episódios de baixas temperaturas com grandes nevões, supercélulas tornádicas ou temperaturas anormalmente elevadas para as datas, pelo que a marmota enfrentou um desafio complexo.
O Dia da Candelária, a origem de Phil
É uma tradição que remonta ao final do século XIX. A Punxsutawney Groundhog Club é uma sociedade que no dia 2 de fevereiro se veste com casacos compridos e cartolas para ir aos meios de comunicação social. Os organizadores do evento não escondem que a tradição tem a sua origem na celebração do Dia da Candelária, e que antes de uma marmota havia um ouriço, mas de origem alemã. Por isso em muitas ocasiões coincidem as conclusões que se tiram da sombra de Phil com as que são extraídas do provérbio português e europeu.
Os primeiros colonos da Pensilvânia foram alemães, que encontraram marmotas em muitas partes do estado. Determinaram que a marmota, que se parecia com um ouriço, era um animal inteligente e decidiram que se o sol aparecesse a 2 de Fevereiro, a marmota veria a sua sombra e regressaria rapidamente à sua toca durante mais seis semanas de inverno.
Veredicto de Phil: seis semanas mais de inverno
Se a marmota vir a sua sombra, haverá mais seis semanas de inverno, mas se não o fizer, então avizinha-se uma primavera precoce e temperaturas mais elevadas do que o normal para a estação. Na realidade, a sua previsão, mais do que meteorológica, é sazonal, já que não faz uma previsão de um fenómeno específico num determinado momento, mas prevê o fim do inverno que é uma estação, e portanto estaria dentro do mundo da climatologia.
Num amanhecer muito frio devido ao ar ártico que afeta boa parte do país, Phil viu a sua sombra apesar do céu coberto de nuvens, o que significa que ainda faltam mais seis semanas de inverno. Os modelos preveem que a curto e médio prazo ocorra uma sequência de intrusões de frio na América do Norte.
Um grande negócio para Punxsutawney
Normalmente, milhares de pessoas dirigem-se até à comunidade de Punxsutawney para ver se a marmota projeta ou não a sua sombra, com exceção do ano passado, que se realizou de forma virtual graças à situação sanitária, embora o evento também tenha sido realizado em direto através da página web oficial.
O website mostra a história deste acontecimento anual, rotas turísticas e até mesmo uma loja online, onde se pode comprar desde gorros a máscaras com a cara de Phil. Não escondem que por detrás de tudo isto há um negócio e uma grande promoção para o município, que conta com pouco mais de 6000 habitantes.
Um passatempo meteorológico
Vale a pena lembrar que a previsão da marmota Phil se baseia, como é evidente, num método sem qualquer base científica. Em suma, é um passatempo meteorológico. Há várias marmotas que preveem o fim do Inverno nos EUA, pelo que uma delas tem de estar certa, e neste caso existem apenas duas opções: se o fim do inverno será ou não prolongado. Para saber o que realmente vai acontecer, não se esqueça de consultar a nossa secção de modelos.