A instabilidade do estado de tempo em Portugal vai manter-se até ao início da próxima semana: saiba onde vai chover
Como se tem vindo a notar, o estado de tempo em Portugal apresenta-se bastante instável neste verão que, em vários locais do mundo, está a bater recordes de temperatura. Como serão os próximos dias?
O mês de julho está a ser bastante instável, tendo em conta as variações de temperatura e as ocorrências de precipitação a que temos vindo a assistir. Além das constantes mudanças na atmosfera, principalmente notadas nas regiões Norte e Centro do país, as temperaturas estão abaixo do normal para a época.
Esta anomalia térmica é sentida em praticamente todo o país, mas especialmente nas zonas do interior, onde a anomalia pode chegar aos -6ºC que o normal.
Como será o fim-de-semana?
O dia de hoje será bastante agradável, sendo que a região sul poderá registar temperaturas entre os 29ºC e os 35ºC em diversos locais, desde o Algarve até ao Alto Alentejo.
Na faixa litoral, desde Lisboa a Viana do Castelo, as temperaturas serão mais baixas, sendo que os distritos mais frescos deverão ser Viana do Castelo e Aveiro, com 21ºC e 22ºC, respetivamente.
Para amanhã, sábado, espera-se uma descida ligeira das temperaturas em praticamente todo o país, esperando-se um dia soalheiro, com algumas nuvens. Ainda assim, as máximas mais elevadas esperadas são de 31ºC para Castelo Branco, seguido de 30ºC para Évora e Beja.
No entanto, e apesar de não haver grandes mudanças ao nível da temperatura, domingo é esperado o retorno da chuva, especialmente ao noroeste do país, incidindo essencialmente sobre Viana do Castelo e Braga, nas últimas horas do dia.
A próxima semana terá um início instável, mas com melhorias nas horas seguintes
Desta forma, ao que tudo indica, segunda-feira será um dia mais fresco, com a diminuição generalizada das temperaturas e com a chuva a alastrar-se para a região Centro, podendo dissipar-se ao longo do dia.
Assim sendo, espera-se que terça-feira seja um dia com céu parcialmente limpo em praticamente todo o país. Contudo, a disparidade entre as temperaturas do norte e do sul vai continuar.
Tendo em conta esta instabilidade a que assistimos e à distância temporal para os últimos dias aqui descritos, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões.