A espetacular "Lua Rosa" de abril vai iluminar o céu. Veja aqui como a pode ver
Para os entusiastas observadores do céu noturno em Portugal, a Lua Rosa oferece uma oportunidade maravilhosa de desfrutar de um espetáculo natural impressionante: em que consiste este fenómeno astronómico?

Quando, durante a fase de lua cheia, a Lua está no seu ponto mais próximo da Terra (a cerca de 363 300 quilómetros de distância), conhecido em astronomia como perigeu, o nosso satélite natural é então até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está no seu ponto mais afastado da Terra (apogeu).
Para algumas culturas ancestrais, a bela lua primaveril tinha conotações espirituais e dizia-se que influenciava aspetos como a agricultura e até o comportamento humano. Crenças que carecem de apoio científico, mas que conferem um toque de romantismo a este acontecimento astronómico acessível a todos.
Porque é que é conhecida como a Lua Rosa?
Longe do que possa pensar, amanhã a lua não aparecerá com esta cor no céu noturno. O seu nome evoca a floração da Phlox subulata (em Portugal, musgo phlox, rosa musgo ou phlox da montanha), que atinge a sua plena floração no início da primavera, especialmente na América do Norte, onde é endémica.
Según la NASA, la luna llena de abril conocida como Luna Rosa nada tiene que ver con su color. Debe su nombre al musgo rosa o phox de montaña, que son las primeras flores que aparecen en América del Norte y Canadá, en estas fechas.
— laura franch (@franch_laura) April 27, 2021
¡Buenas noches!
Bona nit!
Issey Flannel pic.twitter.com/ojbOelGScr
Na China, a lua cor-de-rosa é conhecida como a Lua Peónia. Na Europa, na antiguidade, os Celtas chamavam-lhe Lua dos Rebentos, Lua das Sementes ou Lua do Crescimento, todos alusivos à botânica.
As várias tribos indígenas da América do Norte adotaram muitos outros nomes para esta lua. Os Oglala, por exemplo, chamavam-lhe Lua da Aparição da Erva Vermelha.

Para os Tlingit, era a Lua dos Rebentos das Plantas e para os Choctaw, a Lua da Amora. Os Cherokee referiam-se a ela como a Lua das Flores e os Apache como a Lua das Folhas Grandes.
Como contemplar este fenómeno astronómico?
A lua rosa será visível na madrugada de quarta-feira, 24 de abril. Nascerá às 19:48 horas do dia 23 e por volta da 00:49 h (hora de Portugal continental e Madeira) será vista em todo o seu esplendor.
A melhor forma de a observar é a partir de um local sem poluição luminosa e, se possível, um pouco mais alto do que o nível do mar. Claro, desde que o céu esteja limpo de nuvens.
Os observadores podem também estar atentos a Spica, a estrela mais brilhante da constelação de Virgem, que estará muito próxima do satélite nessa noite.
A 26 de abril, a Lua aproximar-se-á muito de Antares, a estrela mais visível da constelação de Escorpião. A partir da Ásia ocidental, do nordeste de África, da América do Sul e Central, bem como das Caraíbas e de partes do leste dos Estados Unidos, será possível ver a Lua a passar em frente a esta estrela.
Os outros nomes da lua cheia
Dependendo das diferentes culturas, tradições e épocas do ano, a lua cheia adota nomes diferentes. Cada um deles reflete aspetos importantes da natureza ou da vida quotidiana das sociedades que os adotam. Estes são os mais significativos.
- Lua da Colheita. Esta é a lua cheia mais próxima do equinócio de outono no hemisfério norte. Tradicionalmente, a sua luz permitia aos agricultores apressar a colheita das culturas durante a noite.
- Lua do Caçador. Esta é a lua cheia que se segue à lua das colheitas, em outubro. As sociedades antigas associavam esta lua à altura em que os caçadores saíam em busca de presas para armazenar provisões para sobreviver durante o inverno.
- Lua do Lobo. Esta é a primeira lua cheia do ano e deve o seu nome às alcateias de lobos que cercavam as aldeias durante o inverno em busca de comida.
- Lua de Neve. É a lua cheia de fevereiro, pois coincide com os nevões que ocorrem frequentemente durante estes meses.
Aquí les dejo la lista de nombres (según la costumbre estadounidense) que llevan cada una de las lunas llenas del año.
Nelson Valdez (@nelvaldez) April 26, 2021
Aclarar que SON SOLO NOMBRES por tradición, no implica que la luna sea o se transforme en el nombre. pic.twitter.com/T5HsmX3fDc
- Lua das Flores. É a alcunha da lua cheia de maio, porque coincide com a mudança da paisagem pelo desabrochar de uma grande variedade de plantas e flores após o inverno. O nome foi popularizado pelas culturas indígenas da América do Norte.
- Lua de Morango. O seu nome recorda o início da época de colheita deste fruto. Corresponde à lua cheia de junho.
- Lua Azul. Este é o nome dado à segunda lua cheia do mesmo mês. Não significa que este astro mude de cor, mas sim que é uma raridade.
- Lua de Sangue. Quando a Terra se coloca entre o Sol e a Lua, dá-se um eclipse lunar. A Terra bloqueia então a luz proveniente do Sol e projeta uma sombra sobre a Lua, o que a torna muito mais fraca e, por vezes, dá-lhe uma tonalidade vermelha. É por isso que é conhecida como Lua de Sangue.