A escassez de areia: é real ou não?
Atualmente o mundo enfrenta uma escassez de areia? A princípio pode soar como uma pergunta peculiar, pois afinal a areia cobre vastas extensões de praias e desertos por todo o mundo, no entanto, esta parece estar limitada. Saiba tudo aqui!
Com a crescente urbanização mundial, a areia tornou-se o recurso natural mais extraído do mundo, superando, em peso, os combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral.
À primeira vista, a areia parece ser abundante na natureza, dada a imensidão dos desertos arenosos e das praias. Contudo, esta matéria-prima é usada em quantidades gigantescas na construção e na manufatura.
Somente no setor de construção, 40 a 50 bilhões de toneladas desse material são usados, anualmente, em todo o mundo, no entanto, quando se trata de abastecimento, a maior parte da areia do deserto ou da praia é inadequada, a areia do deserto é muito lisa e a areia da praia tem muito sal. Isso significa que a areia é tipicamente dragada de rios pelo que, devido aos danos ambientais que causam, vários países introduziram proibições nos últimos anos - incluindo a Índia, Camboja e Vietnam.
O impacto indireto tem sido o problema de abastecimento, em países que estão a passar por um boom de construção, como a China e a Índia, que têm o maior e o segundo maior setor de construção.
A escassez de areia na Índia continua a alimentar um grande aumento na mineração ilegal de areia, controlada por gangues criminosas, conhecidas como "máfias da areia". Esses grupos estão ligados a dezenas de assassinatos, incluindo o assassinato, em 2015, da jornalista Jagendra Singh.
A utilização do plástico como alternativa
Para tentar reduzir a necessidade de areia, um número pequeno, mas crescente, de investigadores têm-se cada vez mais virado para a tecnologia e a inovação, à procura de novas alternativas.
Entre eles está o Dr. John Orr, professor de estruturas de concreto (tipo de material utilizado na construção civil) na Universidade de Cambridge, que descobriu que os resíduos de plástico podem ser separados, limpos e triturados como alternativa à areia.
Ele examinou especificamente o impacto potencial da solução na Índia. Aqui, o custo da areia disparou - enquanto, ao mesmo tempo, as estimativas sugerem que 15.000 toneladas de lixo plástico são despejadas todos os dias no país.
Do ponto de vista de custo, usar o plástico pode ser mais barato, em termos gerais, especialmente porque a areia sobe de preço à medida que se torna mais escassa. Para países como o Reino Unido, por exemplo, isso não é realmente um problema, já que a construção não é muito elevada, mas em nações com um boom de construção, o uso de plástico em concreto pode crescer em popularidade.
O Dr. Orr avalia que, se o uso de plástico na fabricação de concreto fosse adotado em toda a Índia, poderia economizar 820 milhões de toneladas de areia por ano.
Porém, reduzir a demanda de areia deve ser visto como parte de um esforço mais amplo para reduzir o consumo excessivo de recursos naturais, pois a areia é apenas um sintoma de um problema maior.
Estamos a utilizar todos os recursos do planeta a uma taxa que não pode continuar. Devemos procurar soluções que tratem do problema principal, o consumo excessivo de recursos naturais, visto que muitos destes problemas estão interligados e as soluções também precisam de estar.