A chuva não dá tréguas e há risco de trovoada para os próximos dias
A instabilidade atmosférica não tem dado descanso. A precipitação, apesar de ser excelente para mitigar a seca que atravessamos, continua sem dar tréguas em boa parte de Portugal continental. Como serão os próximos dias?
Os últimos dias têm sido marcados por ventos fortes e precipitação intensa e persistente, um pouco por todo o país. Contudo, adivinham-se temperaturas acima do normal para a época do ano, assim como uma quinta e sexta-feira, e sábado, com muita chuva e risco de trovoada, sobretudo na costa ocidental.
Estas condições atmosféricas são o resultado de uma depressão atlântica que vai largando frentes de carácter estacionário, sucessivas, até à Península Ibérica. Estas depressões impulsionam o ar quente, responsável pelo aumento da temperatura em Portugal.
Também o vento proveniente de Sudoeste estimula e favorece toda esta situação de tempo húmido e instável. Para domingo, existe ainda a possibilidade da presença de um sistema de baixa pressão, pelo que a instabilidade deverá manter-se por cá.