8 miradouros na região Centro de Portugal com vistas de tirar o fôlego que tem de conhecer
E que tal aproveitar os próximos dias para dar um passeio e ver o pôr do sol? Ou tirar uma tarde para fotografar? Reunimos um conjunto de miradouros com vistas incríveis para apreciar a beleza natural e fazer tudo isso na região centro do país.
Haverá melhor forma de admirar a paisagem se não através de miradouros? Se há, nós desconhecemos. Afinal, a centenas de metros de altitude, são os locais perfeitos para assimilar tudo o que está ao redor, e que, de outra forma, poderia passar despercebido.
Sim, pode apreciar o cenário em caminhadas e trilhos, mas, apesar da imersão direta na natureza, as vistas poderão ser limitadas devido à vegetação. Os passeios de carro também serão uma boa opção, no entanto, a visão é frequentemente parcial e interrompida. E nem falamos sobre fazê-lo por meio de vídeos ou fotos.
Situados em locais estratégicos e privilegiados, não é por acaso que os miradouros têm vindo a ganhar popularidade nos últimos anos. Aliás, as autarquias têm mesmo apostado em melhorar ainda mais estas zonas, com a construção de estruturas inovadoras que dão à paisagem um toque especial.
Isto porque, além de paisagens deslumbrantes, os miradouros servem também para mostrar aquilo do que melhor existe. E na região Centro, rica em história, cultura e paisagens naturais, há muitos para descobrir.
Preste atenção, portanto, e aponte os miradouros que deverão ser ponto de paragem obrigatória nas próximas semanas.
Miradouro da Portela, Ceira
Perto de Coimbra, vai encontrar uma vista imbatível para a cidade e para o rio. Se gosta de contemplar e admirar a natureza, este será o local perfeito para fazê-lo. O melhor é que é perfeitamente acessível de carro, e até tem estacionamento próximo.
Miradouro do Zebro, Oleiros
Projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira sobre a serra do Muradal, este miradouro acaba de ser inaugurado (a 25 de abril).
Quem já por lá passou descreve-o como se se tratasse de um óvni que tivesse pousado à beira de uma crista rochosa para admirar a paisagem. Porquê? Porque o Miradouro do Zebro está instalado numa escarpa, a 30 metros do solo.
Em frente observa-se a paisagem e o vale profundo da freguesia de Estreito-Vilar Barroco, no concelho de Oleiros.
“Uma experiência visual única, com uma vista panorâmica de 360 graus sobre um extenso vale, sustentada por uma consola fixa na rocha". Assim, é descrito pela Câmara Municipal de Oleiros o Miradouro do Zebro.
Miradouro do Suberco, Nazaré
Para quem gosta de contemplar o mar, o Miradouro do Suberco é uma ótima escolha. Situado no topo de uma falésia no Sítio (a uma altura de 110 metros), tem uma vista incrível para a praia da Nazaré e para o oceano.
Miradouro de Fernandaires, Vila de Rei
O município de Vila de Rei, no centro do País, lançou, em 2022, um roteiro que passa por todas as estruturas deste tipo disponíveis na região. Sete dos nove miradouros foram edificados já há alguns anos, com exceção dos dois, que foram construídos entre 2021 e 2022.
São eles o da Seada, que oferece vistas de 360 graus sobre a albufeira de Castelo de Bode, e o de Fernandaires, onde é possível observar a praia fluvial homónima.
E mesmo o mais recente, o de Fernandaires que merece estar na sua bucket list.
Miradouro de São João do Deserto, Serra do Espinhal
S. João escolheu um bom local para se isolar do resto do mundo. A mais de 850 metros de altitude, no alto de uma crista geológica da serra do Espinhal, está um miradouro e um santuário.
Em frente da capela branca, que tem a fachada virada para o mar, poderá encontrar um painel informativo que confirma algumas povoações vistas no horizonte. As mais próximas são Espinhal, Penela e Ferrarias de S. João.
Miradouro da Serra do Bando dos Santos, Mação
Já em Mação é o miradouro da Serra do Bando dos Santos que proporciona 100 quilómetros de vista. Não se esqueça da máquina fotográfica, pois ali há um baloiço onde poderá tirar as ditas fotografias instagramáveis.
Miradouro da Fórnea, Porto de Mós
A Fórnea, uma formação geológica e depressão esculpida pela erosão ao longo de milhões de anos, é um lugar rico em fósseis, perfeito o para a observação de alguns tipos de rochas.
A vegetação densa, as ribeiras temporárias e algumas grutas, designadamente a Cova da Velha, são locais de passagem deste trilho.
Sugerimos que pare em Chão de Pias, Porto de Mós, onde se pode ter uma visão geral de toda esta grandiosa formação.
Miradouro da Senhora do Monte
A capela de Nossa Senhora do Monte está localizada na freguesia de Cortes, junto ao ponto mais alto do concelho de Leiria, a Maunça.
Trata-se de uma capela de traça simples, com um pequeno alpendre e um miradouro, a partir de onde se avistam campos de cultivo, a cidade de Leiria e, em dias de céu limpo, o mar.