7 programas de fim de ano imperdíveis no Centro de Portugal
Nesta região não faltará música, fogos de artifício, espetáculos multimédia e eventos culturais. Descubra sete destinos imperdíveis para começar 2025 da melhor forma.
Está a chegar aquela altura do ano em que se tiram as passas, se preparam os brindes e se vestem as melhores roupas para dar as boas-vindas ao novo ano.
Se ainda não sabe onde celebrar, o Centro de Portugal tem mais de uma mão cheia de sugestões que prometem muita animação, música, e espetáculos que vão fazer esquecer as preocupações do ano que passou. Vamos lá espreitar as opções?
Coimbra: música e festa por toda a cidade
Coimbra sabe como prolongar a festa. Feitas as contas, são quatro dias de celebração, que já começaram a 28 de dezembro.
O grande destaque? Átoa antes da meia-noite e Matias Damásio a aquecer o palco depois das 12 badaladas.
“O Largo da Portagem, a Praça do Comércio, a Praça 8 de Maio e o Mercado Municipal D. Pedro V são os locais onde decorre a festa”, informa o jornal ‘Público’.
Aveiro: multimédia e cultura
Aveiro, a Capital Portuguesa da Cultura, está a preparar algo especial: um espetáculo multimédia, que transformará a Praça do Rossio num palco visualmente deslumbrante. Este acontece entre as 23:55 horas de dia 31 e as 00:09 de dia 1.
Leiria: rock com GNR
Se prefere uma dose de nostalgia ao som de grandes clássicos do rock português, Leiria é o destino certo. A banda GNR promete transformar o Largo 5 de Outubro num autêntico palco de festa.
Figueira da Foz: rap e fogos junto ao mar
Imagine-se a ouvir o talento do rapper Slow J com a brisa marítima no rosto. Na Figueira da Foz, o fim de ano ganha ainda mais brilho com um espetáculo de fogo de artifício que ilumina a praia e a avenida principal.
Alcobaça e São Martinho do Porto: fogos de encantar
Prefere olhar para o céu? Em Alcobaça, os fogos de artifício lançados do castelo são um espetáculo digno de conto de fadas. Já em São Martinho do Porto, o show piromusical reflete-se nas águas calmas da baía, criando uma experiência única.
Sabugal: fogo nas vilas medievais
Aqui, a magia acontece em cinco castelos ao mesmo tempo. Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior tornam-se o palco de uma performance de pirotecnia inesquecível.
Guarda: alternativo e vibrante
Se procura uma experiência musical diferente, a Banda Eskorzo, da vizinha Espanha, e os guardenses Prós&Contras trazem uma mistura de ritmos latinos, afrobeat e pop/rock. Tudo isto com o pano de fundo da cidade mais alta de Portugal.
Seja num concerto, num espetáculo de luzes ou num mergulho revigorante (“na Praia da Barra, em Ílhavo, volta a repetir-se, a 1 de janeiro, o Banho do Ano, com milhares de pessoas a entrarem na água do mar três vezes, ao som dos aplausos de quem assiste no areal à coragem dos banhistas”), o Centro de Portugal promete despedidas de 2024 cheias de energia e boas vibrações.
Traga a família, reúna os amigos e entre em 2025 com alegria e inspiração. Afinal, o que importa é celebrar — e o Centro de Portugal sabe fazê-lo como ninguém.